Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Irã inaugura TV hispânica com Ahmadinejad discursando em espanhol


O Irã inaugurou oficialmente nesta terça-feira (31) um canal de televisão por satélite em espanhol, o “HispanTV”. Trata-se de o primeiro canal em espanhol transmitido do Oriente Médio.

Na inauguração, estavam presentes o ministro iraniano de Relações Exteriores, Ali Akbar Salehi, e os embaixadores de Cuba, Nicarágua, Venezuela e Bolívia. O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participou em videoconferência.

Não é o primeiro veículo em língua estrangeira lançado pelo Irã. Segundo a Agência EFE, O país também tem a “Alalam”, rede de televisão em árabe, a “PressTV”, em inglês, e mais um canal que tem programas em várias línguas. O objetivo do “HispanTV” é romper o isolamento de Estados Unidos e União Europeia, que pressionam o país devido ao seu projeto de desenvolver tecnologia nuclear, e estreitar laços com a América Latina.

O Brasil também não deve ficar fora dos planos iranianos. O regime dos aiatolás estuda instalar em São Paulo um escritório da Irna, a Agência de Notícias do Irã, para divulgar notícias em português, conforme adiantou a coluna de Felipe Patury em ÉPOCA.

Fonte: Época

Na Balança: O conflito Árabe-Israelense

Quando alguém fala sobre Israel, qual é a primeira coisa que vem à sua mente? Normalmente, você faz uma rápida conexão com o que tem armazenado em sua memória, e isso abrange desde comentários de amigos e experiências pessoais até informações obtidas através dos meios de comunicação. Consequentemente, podemos correr o risco de ter uma visão distorcida da realidade e de nos tornarmos porta-vozes de inverdades.

Voltemos ao foco inicial. Tendo em vista todas as informações armazenadas em sua memória, que dizem respeito a Israel, e se você estivesse investido do cargo de juiz num tribunal encarregado de responsabilizar alguém como culpado pelos conflitos árabe-israelenses, qual seria o seu veredito quanto ao Estado judeu? Culpado ou inocente?


Podcast Cessar-Fogo - 17ª Edição

O Podcast Cessar-Fogo tem sido transmitido pela Rádio Comunidade de São Cristóvão FM 106.3 (Sergipe) e pela Vertical WebRadio, como parte do programa "O Jeito do Mestre". 

Nesta edição: o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a sua cerimônia no Brasil.



Contato: editor@cessarfogo.com
RSS Feed
iTunes


segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dilma participa de homenagem às vítimas do Holocausto


A presidente Dilma Roussef participou neste domingo (29) de uma solenidade em homenagem às vítimas do Holocausto. Promovido pela Confederação Israelita do Brasil (Conib) em parceria com a Sociedade Israelita da Bahia (Sib), o encontro foi realizado no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador (BA).

domingo, 29 de janeiro de 2012

Síria pode ser expulsa da UNESCO

A UN Watch publicou documentos diplomáticos, revelados hoje, que apresentam sua campanha pela expulsão da Síria na UNESCO. O objetivo conta com o apoio de um grupo-chave de 25 nações, liderada pelo governo dos Estados Unidos, e passará por votação numa reunião em Paris no próximo mês.

O relatório da UN Watch fez render comentários de vários diplomatas e dos meios de comunicação do mundo inteiro - The New York Times, Le Figaro, Reuters, Bloomberg News, Associated Press e The Wall Street Journal.


Fonte: Info Medio
Tradução: Jônatha Bittencourt

Estados Unidos e talibãs afegãos iniciam negociações preliminares

Os talibãs negociarão se os prisioneiros de
Guantánamo forem transferidos para o Qatar.
Representantes dos Estados Unidos e dos talibãs afegãos iniciaram neste domingo negociações de paz preliminares no Qatar para tentar pôr fim ao atual conflito no Afeganistão, disse neste domingo um ex-líder talibã.

"As negociações ainda não começaram. Estão em processo de construção de um vínculo de confiança", afirmou à AFP Mohamed Qalamudin, ex-líder da temida polícia política dos talibãs, confirmando assim uma informação do New York Times.

Síria: os ataques se aproximam de Damasco

A capital vinha sendo relativamente poupada pela
revolta contra o regime que fez mais de 5.400 mortos.
A violência, de uma intensidade sem precedente, foi registrada neste domingo em várias cidades perto de Damasco, ao mesmo tempo em que a Liga Árabe, que suspendeu sua missão devido a essa escalada, pediu ajuda à ONU para pôr ponto final a mais de dez meses de repressão sangrenta no país.

No terreno, os números foram particularmente pesados neste domingo, com 66 pessoas mortas, entre elas 26 civis, segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), que denuncia 156 mortos, desde sexta-feira.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Jovens alemães não sabem o que foi o Holocausto

Só 1/3 dos entrevistados acredita que os alemães devem
assumir responsabilidade especial pelo passado nazista.
Em 27 de janeiro, o mundo assinala pela sétima vez consecutiva o Dia Internacional da Memória das Vítimas do Holocausto. A data foi marcada em 2005 pela Assembleia-Geral da ONU: naquele dia em 1945 as tropas soviéticas libertaram os prisioneiros do campo de concentração Auschwitz, localizado no sul da Polônia, símbolo do Holocausto perpetrado pelo nazismo.

Na véspera do dia da memória, a revista alemã Stern efetuou uma pesquisa, para esclarecer o que os alemães de hoje sabem sobre o Holocausto. Segundo os resultados da investigação, um em cada cinco habitantes da Alemanha na idade de 18 a 30 anos não conhece nada sobre o Auschwitz. Um em cada três não sabe que o campo de concentração se encontra na Polônia. Entretanto, 95% dos questionados de geração mais velha conhecem sobre a existência do Auschwitz. Por outro lado, 43% reconheceram que nunca visitaram memoriais no local de campos de concentração antigos.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ESPECIAL 27/Jan: As Leis de Nuremberg

LEI "PARA A PROTEÇÃO DO SANGUE E DA HONRA ALEMÃES", DE 15 DE SETEMBRO DE 1935

"Firmemente persuadido de qua a pureza do sangue alemão é a condição primordial da duração futura do Povo Alemão, e animado da vontade inabalável de garantir a existência da Nação Alemã nos séculos futuros, o Reichstag aprovou por unanimidade a seguinte lei, agora promulgada:

Art. 1º - 1) São proibidos os casamentos entre Judeus e cidadãos de sangue alemão ou aparentado. Os casamentos celebrados apesar desta proibição são nulos e de nenhum efeito, mesmo que tenham sido contraídos no estrangeiro para iludir a aplicação desta lei.

ESPECIAL 27/Jan: A "Solução Final" - Visão Geral

Judeus sendo transportados para campos de
extermínio.
Os nazistas frequentemente usavam eufemismos para disfarçar a natureza real dos seus crimes. O termo "Solução Final" foi empregado para se referir ao plano de aniquilação total do povo judeu, e não se sabe ao certo quando os líderes da Alemanha nazista decidiram implementá-la. O genocídio, ou extermínio em massa dos judeus, foi o ápice de uma década de graves medidas discriminatórias contra eles, e que cresciam em severidade a cada ano.

Sob a liderança de Adolf Hitler, a perseguição e a segregação dos judeus foram implementadas por etapas. Depois que o Partido Nazista alcançou o poder na Alemanha, em 1933, o racismo por ele apoiado permitiu a criação de leis antissemitas, gerou boicotes econômicos e grandes ondas de violência contra os judeus, tais como o pogrom conhecido como a Kristallnacht, Noite dos Cristais, que tinham por objetivo isolar sistematicamente os israelitas da sociedade alemã e forçá-los a deixar o país.

ESPECIAL 27/Jan: O Mosaico das Vítimas - Visão Geral

Prisioneiros de guerra soviéticos na frente de
batalha ucraniana.
Embora os judeus fossem seus alvos principais, os nazistas e seus colaboradores também perseguiram outros grupos por razões raciais ou ideológicas. Dentre as primeiras vítimas da discriminação nazista na Alemanha encontravam-se os oponentes políticos daquela ideologia, principalmente os comunistas, os socialistas, os social-democratas e líderes sindicais. Em 1933, em Dachau, as SS construíram o primeiro campo de concentração, destinado a encarcerar milhares de prisioneiros políticos alemães. Os nazistas também perseguiram autores e artistas cujas obras eram consideradas subversivas ou que fossem judeus, sujeitando-os à prisão, a restrições econômicas e a diversas outras formas de discriminação.

ESPECIAL 27/Jan: As Crianças do Gueto de Terezin


"As crianças de Terezin eram como o são em qualquer lugar, mas por causa da fome, morte, doenças e transportes, elas cresceram mais rápido tornando-se pequenos adultos. Por isso encontramos em seus desenhos, pinturas e poemas, sentimentos profundos desproporcionais à sua idade..."

Sílvia Rosa Nossek Lerner

ESPECIAL 27/Jan: As crianças durante o Holocausto

O vídeo abaixo contém cenas inadequadas para crianças, sendo
indicada a supervisão de seus pais.


As crianças eram especialmente vulneráveis durante a época do Holocausto. Os nazistas defendiam o assassinato de crianças de grupos “indesejáveis” ou “perigosos”, de acordo com a sua visão ideológica, tanto como parte da “luta racial” quanto como medidas de segurança preventiva. Os alemães e seus colaboradores matavam crianças por essas duas razões e também como retaliação aos ataques, reais ou inventados, dos partisans (movimentos de resistência à dominação alemã).

ESPECIAL 27/Jan: As mulheres durante o Holocausto


O regime nazista condenou à perseguição e à morte todos os judeus, homens e mulheres, sem distinção. O regime nazista frequentemente submetia as mulheres, judias e não-judias, a brutais perseguições que, na maioria das vezes, estavam estritamente relacionadas ao sexo das vítimas. A ideologia nazista também canalizou seu ódio em mulheres ciganas, soviéticas, polonesas, e portadoras de deficiências que viviam institucionalizadas.

ESPECIAL 27/Jan: Negar a história - profanar a memória

"As coisas que vi estão além do que pode ser narrado. As provas visíveis e os testemunhos sobre a fome, a crueldade e a bestialidade foram esmagadores. Visitei o lugar, pessoalmente, com toda boa vontade, para poder estar em condições de apresentar evidências de primeira mão se no futuro houver qualquer planejamento de qualificar essas evidências como 'propaganda'."

Gral. Dwight Eisenhower
15 Abril, 1945

ESPECIAL 27/Jan: Mensagem do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon

ESPECIAL 27/Jan: O Holocausto

Duas famílias judias alemãs antes da guerra (1928). Apenas
duas pessoas do grupo sobreviveram ao Holocausto.
"Holocausto" é uma palavra de origem grega que significa "sacrifício pelo fogo". O significado moderno do Holocausto é o da perseguição e extermínio sistemático, apoiado pelo governo nazista, de cerca de seis milhões de judeus. Os nazistas, que chegaram ao poder na Alemanha em janeiro de 1933, acreditavam que os alemães eram "racialmente superiores" e que os judeus eram "inferiores", sendo uma ameaça à autoentitulada comunidade racial alemã.

Durante o Holocausto as autoridades alemãs também destruíram grandes partes de outros grupos considerados "racialmente inferiores": os ciganos, os deficientes físicos e mentais, e eslavos (poloneses, russos e de outros países do leste europeu). Outros grupos eram perseguidos por seu comportamento político, ideológico ou comportamental, tais como os comunistas, os socialistas, as Testemunhas de Jeová e os homossexuais.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Embaixada de Israel é fechada com suspeita de pó que pode matar

Envelope chegou à Embaixada de Israel no Brasil.
A Polícia Federal recolheu, na tarde de ontem, na Embaixada de Israel, na 809 Sul, um envelope com uma substância branca suspeita de ser antraz, um pó que pode infectar e matar uma pessoa. A PF deve abrir inquérito para descobrir a origem do material, que ontem mesmo foi enviado para o Rio de Janeiro, onde a corporação tem equipamentos modernos de análise biológica.

O antraz ficou mais conhecido no mundo em outubro de 2001, quando vários envelopes com o pó foram encaminhados para jornais e congressistas americanos. Na ocasião, ocorreu uma onda de pânico em algumas regiões dos Estados Unidos e em outras nações.

Mufti da AP conclama à matança de judeus - maz diz que estava apenas citando Maomé

"Ó muçulmano, servo de Alá, há um judeu detrás
de mim, venha e mate-o."
Em uma cerimônia no início deste mês, celebrando os 47 anos de fundação da organização Fatah, a maior autoridade religiosa da Autoridade Palestina (AP), Muhammad Hussein, conclamou a matança de judeus. Numa reportagem do evento na TV oficial da AP, o Mufti (acadêmico islâmico a quem é reconhecida a capacidade de interpretar a lei islâmica) citou a Hadiz (tradições / corpo de leis / histórias Muçulmanas) que diz: “A hora [da ressureição] não virá até nós lutemos contra os Judeus. O judeu se esconderá atrás de pedras e árvores. Então as pedras e árvores dirão: ‘Ó muçulmano, servo de Alá, há um judeu por detrás de mim, venha e mate-o”.

Parlamento iraniano quer interrupção imediata das exportações de petróleo para a Europa

"A Europa se meteu num 'joguinho' que vai custar
muito caro..."
O parlamento iraniano pedirá ao governo que detenha imediatamente as exportações de petróleo destinado aos 27 países que integram a União Europeia, segundo um projeto de resolução dado a conhecer nesta quinta-feira.

Em resposta às sanções da União Europeia, destacou a agência DPA, a comissão de Energia do parlamento elaborou uma resolução pela qual seria detido o envio de petróleo bruto antes do embargo petroleiro decretado pela União Europeia entrar em vigor no mês de julho.

São Paulo e Bahia em memória das vítimas do Holocausto


Dois grandes eventos promovidos pela comunidade judaica, em São Paulo e Salvador, vão recordar o Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

27/Jan: Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No dia 1º de janeiro de 2005, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu, com o consenso de todos os seus membros, que o dia 27 de janeiro seja recordado como o "Dia Internacional de Comemoração Anual em Memória das Vítimas do Holocausto".

Reconhecendo tamanha importância da data em questão, serão no Cessar-Fogo publicados artigos, reportagens e outros materiais relacionados a uma das maiores atrocidades cometidas na história da humanidade.

Não queremos que esse tipo de acontecimento se repita. Para isso, precisamos conhecer a história como, de fato, ela ocorreu, assim poderemos combater todas e quaisquer ações que se encaminharem para tal desfecho.

Pensando nisso, o Cessar-Fogo, no dia 27/01/2012, prestará a sua homenagem em memória das vítimas, dos sobreviventes e daqueles que, por seus feitos heróicos, foram considerados "Justos" em meio à injustiça que culminou na morte de milhões de pessoas.

"Nós precisamos tomar partido.
A neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima.
O silêncio encoraja o torturador, nunca o atormentado."

Elie Wiesel, sobrevivente do Holocausto


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Não Ignore a Fraude Eleitoral no Egito

Mohamed ElBaradei abandonou a disputa presidencial
reclamando da dimensão da fraudulência.
Quando a Câmara Baixa do Egito foi convocada em 23 de janeiro, os islamistas tinham assegurado 360 das 498 cadeiras, ou seja, 72%. Entretanto, esse número espantoso reflete menos a opinião pública do país e mais o estratagema da liderança militar governante para permanecer no poder.

No recente artigo Eleições Fraudadas no Egito, sustentamos que, assim como no passado Anwar El-Sadat e Hosni Mubarak "conferiram poderes, taticamente, aos islamistas, como manobra para obter apoio do Ocidente, armas e dinheiro", Mohamed Tantawi e o Conselho Supremo das Forças Armadas (SCAF) "ainda apostam nesse antigo jogo, já desgastado".

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Israel torce pela derrota do Islã fundamentalista, diz diplomata

"Quanto mais democráticas (as nações),
menor é a chance de haver guerra."
Enquanto uma onda de revoluções traz mudanças profundas ao norte da África e ao Oriente Médio, Israel torce pela derrota do Islã fundamentalista e pelo avanço da democracia na região. A declaração é do primeiro-secretário da embaixada de Israel em São Paulo, Alon Lavi. "Não é nítido o que o futuro guarda, porque se veem países em que os partidos islâmicos mais fundamentalistas estão vencendo eleições, então torcemos para que essa tendência mude", diz, em referência aos primeiros resultados das eleições na Tunísia, no Egito e no Marrocos. "Israel espera que haja o surgimento de sociedades verdadeiramente livres, pluralistas, nas nações árabes."

Leia a íntegra da entrevista, concedida ao Terra, na qual Lavi também responde sobre as tensões com o Irã, as negociações com os palestinos e as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Europa anuncia embargo a petróleo iraniano e amplia tensão no Golfo

A União Europeia aprovou nesta segunda-feira, 23, um embargo contra o petróleo iraniano. Para diplomatas, a medida pode ser o último recurso para forçar o Irã a abandonar seu programa nuclear. Em Teerã, a reação foi imediata. O governo iraniano ameaçou fechar o Estreito de Ormuz e interromper o fornecimento imediato do produto, o que agravaria a crise econômica global.

Ahmadinejad e seu Mundo Melhor

Mais charges de Quinho em http://quinhoilustrador.blogspot.com/

Auto-sacrificio está em ascensão no mundo árabe

Só neste mês, 107 tunisianos tentaram se matar.
Mais de um ano depois de um jovem tunisiano ter colocado fogo no próprio corpo e ter provocado revoluções em todo o mundo árabe, o ato de auto-sacrifício, numa potência sistêmica, tornou-se cada vez mais comum em toda a região do mundo árabe.

Na quarta-feira passada, cinco jovens se auto-sacrificaram no Marrocos, somando-se à contagem sombria na Tunísia, Jordânia e Bahrein. "Isto é realmente triste", disse Nabil Dajani, professor de estudos de mídia da Universidade Americana de Beirute. "Os governos são indiferentes. Eles falam sobre democracia quando há uma hierarquia de necessidades que devem ser abordadas em primeiro lugar".

domingo, 22 de janeiro de 2012

Jornal judeu dos EUA sugere que Mossad elimine Barack Obama

"Adler deve uma desculpa imediata ao presidente
Obama, ao Estado de Israel e à comunidade judaica."
O diretor e proprietário do jornal Atlanta Jewish Times, Andrew Adler, solicitou num editorial que o Mossad assassine o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para que seja substituído por um sucessor que garanta o extermínio dos inimigos de Israel. O editorial foi condenado categoricamente por importantes representates da comunidade judaica dos Estados Unidos, que questionaram a permanência do jornalista no cargo.

No texto, Adler - que desde então se desculpou pelo artigo - propôs lançar um ataque preventivo contra as organizações terroristas do Hamas, na Faixa de Gaza, e o Hezbollah, no Líbano, e exigiu uma operação militar contra as instalações nucleares do Irã.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Podcast Cessar-Fogo - 16ª Edição

O Podcast Cessar-Fogo tem sido transmitido pela Rádio Comunidade de São Cristóvão FM 106.3 (Sergipe) e pela Vertical WebRadio, como parte do programa "O Jeito do Mestre". 

Nesta edição: a vinda do messias islâmico e o domínio global do Islã.



Contato: editor@cessarfogo.com
RSS Feed
iTunes (Novo)


Terminando com o "Direito ao Retorno" Palestino

O fechamento da porta dos fundos do "direito ao retorno"
palestino garante a identidade sionista de Israel.
Entre 1967 e 1993, apenas alguns palestinos da Cisjordânia ou de Gaza obtiveram o direito de residir em Israel, por terem contraído matrimônio com árabes israelenses (que são cerca de um quinto da população israelense) além de adquirirem a cidadania israelense. Os Acordos de Oslo dispuseram de uma cláusula de reunificação de família, à qual não foi dada importância, que acabou transformando esse gotejamento em um rio: 137.000 residentes nos territórios administrados pela Autoridade Palestina (AP) mudaram para Israel entre 1994 e 2002, alguns envolvidos em casamentos fraudulentos ou poligâmicos.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Irmandade Muçulmana declara o "domínio do mundo" como objetivo único

"Começando pela reforma pessoal... depois pela
família, sociedade, governo, califado e mundo."
Embora muitos líderes muçulmanos expressem abertamente os seus esforços (como parte de uma imagem maior que culmina na ressurreição de um califado), por natureza, contra todos os não-muçulmanos; muitos líderes ocidentais só veem o momento, por mais que fora do contexto ou, pior ainda, num falso contexto, construído sob reflexo de expectativas.

Dentre outras coisas, essa miopia faz com que praticamente todos os políticos ocidentais ignorem as ameaças a longo prazo e focalizem apenas a violência e o terrorismo, o tangível e o temporal; aquelas coisas que coincidirão com o seu mandato. Esse enfoque, de mira estreita, às vezes leva a absurdos, tais como quando Paul Stockton, da Defesa Interior dos EUA, ao ser interrogado por Dan Lungren, numa audiência recente, se negou a aceitar que a Al Qaeda "estivesse exercendo um violento extremismo islâmico", insistindo que o grupo só era formado por "assassinos", divorciando a realidade de qualquer contexto significativo, cumprindo a doutrina de Obama de não conhecer o seu inimigo.

Ahmadinejad acredita que o messias islâmico está prestes a chegar

Segundo o vídeo, Ahmadinejad conquistará
Jerusalém antes da vinda do messias islâmico.
Uma nova evidência surgiu quanto à visão iraniana de que a instabilidade atual no Oriente Médio representa um sinal de que o Mahdi - o messias islâmico - está prestes a aparecer. A CBN News obteve um vídeo nunca antes visto produzido pelo regime iraniano que diz que todos os sinais estão se encaixando - e que o Irã estará prestes a colaborar para o início do fim dos tempos.

Enquanto os movimentos revolucionários que se apoderam do Oriente Médio criam um clima de incerteza em toda região, o vídeo mostra que o regime iraniano acredita que o caos é uma prova divina de que a sua vitória final está próxima.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Liberdade na internet: fale baixo e leve sempre um pen drive

Mas há um problema: pode cair nas mãos erradas.
Governos ocidentais estão investindo milhões para manter defensores dos direitos humanos online em países como Síria, Irã e China. Eles estão oferecendo a estes cidadãos-jornalistas a tecnologia para driblar a vigilância ou interrupção do tráfego de dados por regimes repressivos. Mas apesar desta ajuda, a Europa e os Estados Unidos estão sendo acusados de hipocrisia com respeito à liberdade na internet.

Internet é a nova frente de batalha de Israel

A ponta do iceberg da atividade terrorista na rede.
A internet se transformou na última frente de batalha de Israel, já que uma série de ataques de hackers vêm acontecendo neste início de ano, e as Forças Armadas já reforçaram suas unidades cibernéticas para lutar contra os piratas da rede. A imprensa israelense informou na última sexta-feira (13) um ataque sofrido no dia anterior pelo site oficial dos Serviços de Incêndio e Resgate israelenses, assumido por um grupo que se identificou como "Equipe de Hackers de Gaza". Os hackers mudaram a cor da página e postaram os dizeres: "Hackeamos seu site e continuaremos até que vocês sofram".

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pesquisa declara que metade dos palestinos nunca reconhecerá Israel

A Autoridade Palestina utilizou milhões de dólares de
ajuda exterior para promover uma política anti-Israel.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Centro Palestino de Estatísticas e Investigação Política aponta que quase a metade de todos os palestinos nunca reconhecerá o direito de Israel de existir como pátria nacional do povo judeu, inclusive se um acordo de paz integral conseguir satisfazer todas as suas demandas.

Dentre vários temas tratados, os entrevistadores perguntaram: "Existe uma proposta depois da criação de um Estado palestino independente para resolver todas as questões em disputa, incluindo a dos refugiados e de Jerusalém. Também haverá um reconhecimento mútuo de Israel como Estado do povo judeu e da Palestina como Estado dos palestinos. Está de acordo com essa proposta?"

Enquanto que pouco mais de 50% se manifestaram a favor, os 46,8% disseram que nunca reconhecerão Israel nesses termos, nem em nenhum outro.

Israel alerta sobre possíveis atentados terroristas na Tailândia

Tailandeses disseram ter informações sobre possíveis
atentados terroristas contra israelenses em Bangkok.
O ministério do Exterior de Israel emitiu uma mensagem de emergência, na qual recomenda que os seus cidadãos não viajem para a Tailândia caso não haja necessidade, e solicita aos israelenses que se encontram na região que abandonem o país o quanto antes devido às grandes possibilidades de atentados terroristas.

As autoridades tailandesas anunciaram a detenção de um cidadão libanês pouco depois da chancelaria publicar o comunicado.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Personalidade israelense antirreligiosa da televisão ingressa na política

Israel precisa de partidos que ostentam clara
identidade política, que apresentem políticas claras.
Em um evento transmitido para milhares de pessoas, a personalidade israelense da televisão, o jornalista, ator, autor e comentarista, Yair Lapid, anunciou que está ingressando na política. Contudo, ele não mencionou onde e como ele iria começar sua carreira política. Yair é o filho do ex-ministro de governo que foi o fundador do secular, agora extinto, partido Shinui, Tommy Lapid. O jovem Lapid, de certa forma, seguiu os passos do pai em sua oposição à influência que os partidos “religiosos” exerciam sobre a política israelense, embora ele venha tomando atitudes menos extremas em comparação a seu pai.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Presidente Dilma Rousseff assina acordo com Israel

BRASÍLIA - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta quinta-feira decreto que celebra acordo entre os governos de Brasil e Israel na área de educação. Os dois países estabeleceram promover ensino do hebraico no Brasil e do português em Israel. O texto prevê também pesquisa relativos ao Holocausto e inclusão desse tema nos currículos escolares.

Outra decisão foi a inserção nos livros didáticos de conteúdo sobre as consequências negativas do antissemitismo, da intolerância, do racismo e da xenofobia. Será realizado intercâmbios entre estudantes, professores e pesquisadores dos dois países e distribuição de bolsas de estudos. O acordo foi assinado em 2008, aprovado pelo Congresso em 2010 e publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial.

Fonte: Rua Judaica

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Frieza do Brasil afasta Ahmadinejad

"Irritados, propositadamente 'ignoraram' o Brasil
do novo tour."
Tentando demonstrar que o Irã não está isolado, o presidente Mahmoud Ahmadinejad inicia hoje [iniciou domingo] mais um tour pela América Latina (o sexto, em sete anos). Passará por velhos aliados - Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador - e possivelmente esticará até a Guatemala. Mas o governo brasileiro, desta vez, nem sequer foi sondado por Teerã sobre uma possível escala de Ahmadinejad no País - sinal de como esfriou a relação Irã-Brasil.

Recém-eleita, a presidente Dilma Rousseff havia criticado a situação dos direitos humanos no Irã e, em junho, o Brasil apoiou a criação de um relator da ONU sobre o tema. Houve sinais contraditórios em seguida: Dilma se recusou a receber a dissidente iraniana Nobel da Paz, Shirin Ebadi, e, em novembro, o Brasil voltou a se abster na ONU.

Rússia se opõe à postura iraniana pela primeira vez

Também alertou quanto às medidas precipitadas
que forem tomadas  pelas partes envolvidas.
Uma atitude inesperada: a Rússia contrariou o Irã, a quem - até o momento - defendeu diante do Ocidente.

Ontem, a chancelaria russa publicou um anúncio segundo o qual seu país vê com "pesar e preocupação" a decisão iraniana de enriquecer urânio em sua instalação subterrânea de Qom. No início da semana, os iranianos confirmaram o início do processo de enriquecimento de urânio naquela região, passo considerado grave aos olhos do Ocidente já que o material enriquecido na planta pode ser refinado - com relativa facilidade - para uso militar.

Cientista nuclear iraniano morre em atentado

Mustafa Ahmadi Roshan morreu ontem após uma bomba magnética explodir no carro em que se encontrava. O atentado aconteceu em Teerã, no bairro de Seyen Khandan. Mais um soma-se à lista de outros cientistas iranianos mortos nos últimos tempos.

O cientista de 32 anos era professor da Universidade Tecnológica de Teerã e desempenhava o cargo de vice-diretor e supervisor da planta nuclear de Natanz, na qual urânio tem sido enriquecido.

O atentado ocorreu quando um motociclista colocou uma bomba debaixo do carro de Mustafa, que ao explodir causou sua morte. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Fonte: Radio Jai
Tradução: Jônatha Bittencourt

Diga-me com quem andas...

Ahmadinejad: em busca de novos aliados que
contribuam para evitar novas sanções.
O Presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, iniciou no último domingo uma série de visitas a quatro países latino-americanos. Venezuela, Cuba, Equador e Nicarágua irão receber o líder islâmico em um momento de tensão no Oriente Médio e no mundo. As constantes ameaças contra Israel, o avanço do programa nuclear e os testes com mísseis de curto e longo alcances são algumas das preocupações que recaem sobre o Irã hoje diante da Comunidade Internacional.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Europa antecipa a decisão sobre o embargo de petróleo contra o Irã

"O preço do petróleo subirá para 150 dólares o
barril, o que provocará uma crise mundial."
Os países da União Europeia anunciaram hoje que decidiram antecipar o debate no qual decidirão a imposição do embargo de petróleo contra o Irã, para o dia 23 de janeiro. Em resposta, o preço do petróleo subiu para mais de 113 dólares o barril.

A decisão sobre a sanção atual é só uma da série de limitações que a Europa consolidou contra o Irã com o objetivo de provocar a interrupção de seu programa nuclear. Na semana passada, reagiram ao anúncio da União Europeia dizendo: "Encontraremos outros mercados para a exportação de petróleo", declarou uma fonte da República Islâmica. Mas o seu temor é de ter que oferecer petróleo a outros mercados por preços significativamente mais baixos.

Podcast Cessar-Fogo - 15ª Edição

O Podcast Cessar-Fogo tem sido transmitido pela Rádio Comunidade de São Cristóvão FM 106.3 (Sergipe) e pela Vertical WebRadio, como parte do programa "O Jeito do Mestre".

Nesta edição, os seguintes assuntos serão abordados:
- A preocupação da comunidade internacional diante de um Irã que desafia o mundo inteiro;
- As novas e já “ultrapassadas” ameaças do Hamas contra o Estado judeu; e
- A morte de um líder cristão em Israel.



Pai de Gilad Shalit busca vaga no Partido Trabalhista

"Após anos de debates públicos... a vida pública."
O pai do soldado Gilad Shalit, que havia sido sequestrado pelo Hamas e retomou sua liberdade há muito pouco tempo depois de mais de cinco anos em cativeiro, buscará uma vaga na política israelense se candidatando à Knesset pelo Partido Trabalhista.

"Após anos de debates públicos, onde aprendi a conhecer a sociedade israelense de maneira profunda, em seus aspectos formosos e éticos, decidi me unir à vida pública", afirmou Noam Shalit, que informou sua decisão à presidente do partido, Shelly Yachimovitz.

Hamas volta a ameaçar Israel

"O que está por vir é mil vezes melhor do que
ocorreu no passado..."
Mahmoud al-Zahar, líder da organização terrorista que governa na Faixa de Gaza, assegurou o Hamas não renunciará a luta armada contra Israel e que se o presidente palestino, Mahmoud Abbas, apostar no diálogo com os sionistas, ele se sairá mal.

"O crescimento do islamismo no mundo árabe fortalecerá o apoio ao Hamas, que não renunciará o confronto armado contra Israel", disse o dirigente da organização fundamentalista em Gaza. "Se o presidente palestino, Mahmoud Abbas, apostar no diálogo pacífico com Israel ao invés de reconciliar o seu movimento, o Fatah, com o Hamas, ele se sairá mal", comunicou Al-Zahar do seu escritório em Gaza.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Guarda Revolucionária do Irã ameaça fechar Estreito de Ormuz

Pentágono: "A interferência do trânsito ou da rota de
barcos através do Estreito de Ormuz não será tolerada"
Os oficiais de alto escalão do Irã anunciaram que fecharão o Estreito de Ormuz se forem impostas sanções às exportações de petróleo bruto do país, disse Ali-Ashraf Nouri, um comandante da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã.

As autoridades supremas do Irã, os aiatolás, destacaram que "se os inimigos imporem sanções à exportação do nosso petróleo, não permitiremos que uma só gota de petróleo passe pelo Estreito de Ormuz. Essa é a estratégia da república islâmica diante dessas ameaças", disse Nouri.

Revoluções em Xeque

Os ditadores se vão, a repressão permanece. Um ano depois da Primavera Árabe começar no norte da África, a verdadeira mudança parece não ter chegado em Túnez, Egito e Líbia, os três países onde o levante popular forçou a queda de ditadores que estavam há décadas no poder.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Sobreviveu: Hitler foi salvo de um afogamento aos 4 anos de idade

Hitler poderia não ter chegado
aos seus 5 anos de idade.
Aos 4 anos de idade, Adolf Hitler, o garoto que ao crescer se tornaria um dos personagens mais hediondos da história da humanidade, foi salvo de um afogamento por um "bom samaritano" que ao crescer se tornou padre, declarou o jornal Daily Mail na última quinta-feira.

Johann Kuehberger, que posteriormente se tornou sacerdote em Passau, Alemanha, pulou nas águas de um rio congelado quando Hitler, brincando com outras crianças ao longo das margens do rio, caiu e foi levado pela correnteza

Israelenses e palestinos terão seu segundo encontro na segunda-feira

"Esperamos que este processo continue..."
A porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Victoria Nuland assegurou que os negociadores Itzhak Molcho (Israel) e Saeb Erekat (Autoridade Palestina) voltarão a se assentar à mesa de negociação na próxima segunda-feira, 9 de janeiro.

A reunião, como a que aconteceu há poucos dias, será novamente em Amã, Jordânia.

Obama pede proteção a cristãos coptas no Egito

Por "uma sociedade pacífica,
inclusiva e próspera".
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta sexta-feira proteção para a comunidade copta e outras minorias do Egito em um momento em que esse grupo cristão se dispõe a celebrar o primeiro Natal da era pós-Mubarak.

"Tal como demonstraram os eventos no Egito e em outros países (...), a proteção das pessoas de todas as fés e a possibilidade de culto são cruciais para uma sociedade pacífica, inclusiva e próspera", disse Obama em comunicado sobre a celebração do Natal copta.

Oficial do Fatah: "Israel não tem direito religioso ou histórico a Jerusalém"

O filósofo e membro do Conselho Consultivo do Fatah, Ahmed Ghoneim, chamou para a adoção de um programa pela "palestinização" de Jerusalém, um claro ponto-de-vista palestino para lidar com o que descreveu ser uma suposta "israelização" que o Estado judeu está realizando em Jerusalém. Isso ocorreu durante uma conferência realizada pelo Ministério da Informação em Qalqilya, ao norte da Cisjordânia, na semana passada.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Israel reavalia sua política de troca de prisioneiros

Gilad Shalit: 1 por 1.047
Israel decidiu reavaliar sua política de troca de prisioneiros para evitar trocas desiguais como a que ocorreu no ano passado, na qual entregou mais de 1.000 extremistas palestinos pelo soldado Gilad Shalit.

Uma comissão designada pelo governo e presidida pelo ex-presidente da Corte Suprema de Justiça, o juiz Meir Shamgar, apresentou suas recomendações num relatório secreto e os seus detalhes ainda não foram divulgados.

Cristãos são atacados no norte do Iraque

"As pessoas estão petrificadas e se
questionam: 'O que nos acontecerá agora?'"
No dia 02 de dezembro de 2011, durante uma pregação, Mullah Mala Osman reclamou sobre a corrupção moral no norte da cidade de Zakho. Incitado pelo sermão, um homem muçulmano se levantou e começou a gritar os nomes dos comerciantes cristãos da região.

Motivados por essa iniciativa, logo um grupo se formou e, carregando cartazes que diziam “Não há deus, senão Alá”, atacou e queimou cerca de 30 empresas pertencentes a cristãos. Na manhã do dia seguinte a violência recomeçou em dois outros bairros nos arredores de Dohuk, onde os muçulmanos atacaram lojas de bebidas e queimaram um clube cultural cristão.

Israel planeja construir muro na fronteira com Líbano

Líbano e Israel países tem se reunido regularmente
para discutir problemas relativos à fronteira.
Israel planeja erguer um muro para proteger residências construídas recentemente na cidade de Metula, na fronteira com o Líbano, informou um oficial do Exército hebreu. As autoridades israelenses comunicaram o projeto aos dirigentes libaneses e da ONU, destacou o oficial, precisando que o muro terá um quilômetro, entre Metula e a localidade libanesa de Kfar Kila. A decisão definitiva sobre o projeto do muro será adotada após consultas com as autoridades libanesas.

A Genuína Democracia

"Na tradição judaica genuína, a mulher tem papel
fundamental na vida familiar..."
Fiquem atentos os amigos de Israel pois uma nova campanha de difamação está em curso, a nível internacional, baseada nos eventos de discriminação religiosa e radical contra mulheres. Vale lembrar que a população israelense religiosa é de cerca de 25% do total de habitantes, mas os ultraortodoxos são uma minoria inexpressiva dentre os religiosos. Em Israel, os seculares totalizam 25%, enquanto que os tradicionais somam 50% do total.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Entre negociações renovadas: Pode o Oriente Médio sobreviver a um Estado palestino?

"... o braço estendido do islamismo que vê Israel
como um inimigo a ser aniquilado."
As equipes de negociação israelenses e árabe-palestinas se reuniram pela primeira vez em mais de um ano, na terça-feira (03) em Amã, na Jordânia. Itzhak Molcho, de Israel, e Saeb Erekat, da Autoridade Palestina (AP), foram acompanhados por representantes do Quarteto e da Jordânia durante a primeira parte da reunião. Durante a segunda parte, os dois ficaram sozinhos para discutir as questões. Segundo relatos, Erekat apresentou as conhecidas posições da AP sobre fronteiras e assentamentos exigindo uma retirada israelense da Linha Verde, as linhas de cessar-fogo de 1949-1967.

"A 'Primavera Árabe' marcha para o Islã"

"O Islã tem permanecido e está cada vez maior
e mais influente..."
O Dr. Mordechai Kedar é considerado um dos mais destacados especialistas sobre o Islã no mundo acadêmico israelense. Ele é professor no Departamento de História do Oriente Médio na Universidade de Bar-Ilan e investigador no Centro Begin-Sadat de Estudos Estratégicos. Por seu grande domínio do idioma árabe, o doutor Kedar é um dos israelenses mais solicitados para entrevistas em diferentes meios de comunicação da região e do mundo.

Este é um resumo do nosso diálogo sobre a situação de diferentes lugares do Oriente Médio em virtude dos protestos populares, com ênfase especial no Egito pós-eleições.

Mariana Sued - Dr. Kedar, o Oriente Médio não é homogêneo, como os protestos também não foram. Existe um denominador comum?

Mordechai Kedar - Eu diria que o mais evidente é que o Islã tem permanecido e está cada vez maior e mais influente. No Irã temos o regime dos aiatolás; na Turquia está o primeiro-ministro Erdogan há um bom tempo; em Gaza estão os islamitas palestinos do Hamas e, nas outras partes em que houve profestos, as mudanças parecem conduzir ao mesmo fato. Isso pode acontecer em Túnez, Marrocos e aparentemente na Líbia. No Egito já é oficial.

Ahmadinejad: "A tentativa de judaizar Jerusalém só acelerará a queda de Israel"

"Os sionistas não tem fé em Deus... pretendem
suprimir a identidade islâmica de Jerusalém."
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou que as tentativas de Israel de judaizar a cidade de Jerusalém "só acelerarão a queda do regime sionista". "A questão palestina é o problema principal na região e no mundo, e ninguém pode ignorá-lo", disse.

Também se referiu aos "esforços sionistas" de judaizar Jerusalém através de medidas discriminatórias contra os cidadãos palestinos e a construção de assentamentos judaicos nos arredores da cidade.

Acordo preliminar na União Europeia para proibir as importações de petróleo iraniano

Uma medida consensual.
Os governos da União Europeia (UE) chegaram ontem, 04, a um acordo preliminar para proibir as importações de petróleo iraniano, mas ainda deverão decidir a partir de quando tal embargo entrará em vigor, segundo informações prestadas por diplomatas do órgão.

As fontes acrescentaram que o consenso, que já fez disparar os preços do petróleo, foi alcançado depois de conversas entre os embaixadores da UE nos últimos dias do ano passado e após a retirada de objeções à ideia, principalmente da Grécia.

Hamas exige fim do diálogo com Israel

"Uma farsa, uma paródia e uma perda de tempo."
O movimento islamita Hamas exigiu que o Fatah interrompesse "todos os contatos" com Israel, após o encontro de terça-feira em Amã. "O Hamas se surpreendeu que (o negociador) Saeb Erekat tenha entregado à 'Ocupação' documentos relacionados às fronteiras e aos mecanismos de segurança", disse Sami Abu Zuhri, porta voz do movimento em Gaza. "Os documentos nem sequer foram apresentados às facções palestinas."

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Karzai aprova negociações entre talibãs e EUA

O presidente afegão, Hamid Karzai, aprovou nesta quarta-feira as negociações bilaterais entre os rebeldes talibãs e os Estados Unidos para criar um escritório de representação dos talibãs no Qatar. Os talibãs anunciaram na terça-feira que estavam "dispostos" a estabelecer um escritório político fora do Afeganistão para negociações de paz, um primeiro passo histórico após 10 anos de conflito com o governo afegão e seus aliados da Otan.