Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pesquisa declara que metade dos palestinos nunca reconhecerá Israel

A Autoridade Palestina utilizou milhões de dólares de
ajuda exterior para promover uma política anti-Israel.
Uma pesquisa realizada recentemente pelo Centro Palestino de Estatísticas e Investigação Política aponta que quase a metade de todos os palestinos nunca reconhecerá o direito de Israel de existir como pátria nacional do povo judeu, inclusive se um acordo de paz integral conseguir satisfazer todas as suas demandas.

Dentre vários temas tratados, os entrevistadores perguntaram: "Existe uma proposta depois da criação de um Estado palestino independente para resolver todas as questões em disputa, incluindo a dos refugiados e de Jerusalém. Também haverá um reconhecimento mútuo de Israel como Estado do povo judeu e da Palestina como Estado dos palestinos. Está de acordo com essa proposta?"

Enquanto que pouco mais de 50% se manifestaram a favor, os 46,8% disseram que nunca reconhecerão Israel nesses termos, nem em nenhum outro.

Especialistas da instituição afirmaram que os resultados dessa entrevista demonstram os efeitos de mais de uma década de ação da Autoridade Palestina em assuntos como educação e propaganda nos meios de comunicação, nos quais retratou Israel como usurpador e os judeus como invasores estrangeiros.

Nos Acordos de Oslo foi estipulado que ambas partes deveriam educar seus povos em prol da paz, da convivência e da tolerância. Os investigadores sustentam que a Autoridade Palestina utilizou milhões de dólares de ajuda exterior para fazer justamente o contrário.

A pesquisa pública também aponta que uma considerável minoria, 41,1%, assegurou que apoiaria o retorno completo à luta armada contra Israel.

Fonte: Israel en Línea
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.