Páginas

domingo, 1 de janeiro de 2012

Ahmadinejad visitará a América Latina em janeiro

Uma nova visita num período de tensões com os EUA.
"O presidente iraniano visitará Equador, Cuba, Venezuela e Nicarágua em janeiro de 2012. Há suspeitas de que o regime fundamentalista esteja usando seus companheiros na região para expandir sua área de influência. Esperamos que a viagem sirva para aumentar a pressão sobre o Irã", expressou a porta-voz do Departamento de Estado americano, Victoria Nuland, numa coletiva de imprensa diária, realizada hoje. A funcionária evitou, no entanto, comentar sobre a rota de Mahmoud Ahmadinejad.

A viagem que o diplomata iria fazer em setembro com destino à Venezuela teve que ser adiada devido ao câncer de seu aliado venezuelano, Hugo Chávez. Ahmadinejad também estará no dia 10 de janeiro em Nicarágua para assistir à cerimônia de posse do presidente reeleito Daniel Ortega.

Washington e países como Israel demonstraram, em várias ocasiões, suas preocupações quanto ao aumento dos laços com vários países na região, e têm monitorado de perto desde a viagem que o presidente iraniano fez em novembro de 2009 para Bolívia, Nicarágua e Brasil.

A nova visita será realizada num novo período de tensões entre seu país e os Estados Unidos, causados pela negativa de Teerã de suspender seu controverso programa nuclear, do qual há suspeitas de que existem fins militares.

A Casa Branca está considerando implementar sanções ao Banco Central do Irã para aumentar a pressão. Por outro lado, o regime iraniano ameaçou fechar o fluxo de barcos que levam petróleo através do estreito de Ormuz, pelo qual circula cerca de um terço do petróleo consumido no mundo, no caso das suas exportações do produto serem sancionadas.

Desafiado com essa ameaça, o Pentágono disse na última quarta-feira (28), que "não tolerará nenhuma suspensão do tráfego marítimo" no estreito, enquanto que o Departamento de Estado minimizou o discurso ao considerá-lo "pura retórica".

Fonte: Iton Gadol
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.