Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Rússia se opõe à postura iraniana pela primeira vez

Também alertou quanto às medidas precipitadas
que forem tomadas  pelas partes envolvidas.
Uma atitude inesperada: a Rússia contrariou o Irã, a quem - até o momento - defendeu diante do Ocidente.

Ontem, a chancelaria russa publicou um anúncio segundo o qual seu país vê com "pesar e preocupação" a decisão iraniana de enriquecer urânio em sua instalação subterrânea de Qom. No início da semana, os iranianos confirmaram o início do processo de enriquecimento de urânio naquela região, passo considerado grave aos olhos do Ocidente já que o material enriquecido na planta pode ser refinado - com relativa facilidade - para uso militar.

A planta em Qom é considerada um bunker antibombas.

Segundo o anúncio russo, o enriquecimento de urânio em Qom demonstra que o Irã continua a se livrar das demandas, por parte da comunidade internacional, e das suspeitas que o seu programa nuclear vem despertando.

A Rússia alertou quanto às "medidas precipitadas" que forem tomadas pelas partes envolvidas: "Esperamos que Teerã se atente para a nossa opinião a respeito da necessidade de estreitar a cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica e da necessidade de um rápido retorno à conversação entre as partes, sobre o programa nuclear, sem condições prévias", expressou o anúncio.

A Rússia também destacou que a questão nuclear deve ser resolvida por meio de diálogo.

Fonte: CIDIPAL
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.