Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Israel torce pela derrota do Islã fundamentalista, diz diplomata

"Quanto mais democráticas (as nações),
menor é a chance de haver guerra."
Enquanto uma onda de revoluções traz mudanças profundas ao norte da África e ao Oriente Médio, Israel torce pela derrota do Islã fundamentalista e pelo avanço da democracia na região. A declaração é do primeiro-secretário da embaixada de Israel em São Paulo, Alon Lavi. "Não é nítido o que o futuro guarda, porque se veem países em que os partidos islâmicos mais fundamentalistas estão vencendo eleições, então torcemos para que essa tendência mude", diz, em referência aos primeiros resultados das eleições na Tunísia, no Egito e no Marrocos. "Israel espera que haja o surgimento de sociedades verdadeiramente livres, pluralistas, nas nações árabes."

Leia a íntegra da entrevista, concedida ao Terra, na qual Lavi também responde sobre as tensões com o Irã, as negociações com os palestinos e as eleições presidenciais nos Estados Unidos.

Terra - Que papel cabe a Israel como potência do Oriente Médio no cenário da Primavera Árabe?

Alon Lavi - Em primeiro lugar, Israel não tem um papel a desempenhar na Primavera Árabe. Ela é uma questão interna de cada país. Obviamente, para nós, o fato de sermos a única democracia em muito tempo em todo o Oriente Médio nos faz torcer para que haja uma verdadeira democracia nos vizinhos. Se você for pesquisar, há muito poucos conflitos armados entre Estados democráticos. O público normalmente é contra as guerras. Então Israel espera que haja o surgimento de sociedades verdadeiramente livres, pluralistas, nas nações árabes.

Terra - Então Israel acredita que uma nação democrática seria imune a guerras?

Lavi - Quanto mais democráticas (as nações), menor é a chance de haver guerra. Isso é certo. E esperamos que sejam assim. Infelizmente, não é nítido o que o futuro guarda, porque se veem países em que os partidos islâmicos mais fundamentalistas estão vencendo eleições, então torcemos para que essa tendência mude, de modo que Israel não seja mais a única democracia.

Terra - Com todas as cenas de violência que chegam a nós no Ocidente, ainda é possível acreditar nisso?

Lavi - Claro. Qualquer revolução tem seu tempo. Quando lembramos as revoluções mais antigas, como a francesa, existe a fase violenta, mas finalmente acreditamos que haverá democracia. Se o povo assim quiser, acreditamos que será. Eu sou um otimista, é muito difícil ser um diplomata israelense se você não for otimista. Então eu acredito que se tornarão democráticos. É uma preocupação se eles querem ou não, mas eu acredito que sim.

Terra - O senhor acredita que o Irã é uma ameaça verdadeira? Ou as movimentações militares são apenas um jogo de cena?

Lavi - Infelizmente, os últimos relatórios da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmam ter provas de que eles (iranianos) têm uma real intenção militar, um programa militar que é parte do programa nuclear. Nós os vemos como uma ameaça real - não apenas a Israel, mas também a toda a comunidade internacional, e é por isso que os Estados Unidos e a União Europeia fazem pressão por sanções. Esperamos do governo iraniano a compreensão de que não há nada de bom que possa vir do programa nuclear. Fora isso, o Irã ataca abertamente o Estado de Israel, defendendo sua destruição e dizendo que não há espaço para nós no Oriente Médio.

Terra - Você acredita que a criação de um Estado palestino é um caminho a ser trilhado pela paz na região?

Lavi - Nós, e agora falo como porta-voz do país e como israelense, acreditamos em uma solução de dois Estados. Até mesmo o premiê Benjamin Netanyahu, que era membro do Likud, um partido de direita, declarava que a solução é biestatal. O que acreditamos é que esta solução precisa vir através de um debate e de um acordo que venha com a paz, não através de conflito. E é por isso que temos problemas agora e desentendimentos em relação ao caminho que os palestinos têm tomado. Entretanto, nas últimas semanas, houve conversas na Jordânia entre representantes dos dois países, e temos confiança de que isso evolua para outro nível de negociações, pois queremos dois Estados, um judeu e outro palestino, vivendo lado a lado em paz e prosperidade. Torcemos e acreditamos que vai acontecer.

Terra - Por que isso não aconteceu até agora?

Lavi - Não estamos ainda neste processo. Os palestinos têm condições prévias. Eles dizem 'ok, vamos conversar desde que Israel faça a, b e c'. E Israel gostaria primeiro de conversar, depois decidir sobre o que conversar. A única solução é negociar de verdade, existem muitas questões complicadas, refugiados, Jerusalém, as fronteiras, medidas de segurança entre as duas nações. Esperamos que as conversas que atualmente ocorrem em Amã (Jordânia) evoluam a uma negociação sem condições prévias para estas tratativas. Acredito que, se todos vierem com boa vontade, flexibilidade e abertura, isso vai evoluir a uma negociação para a paz.

Terra - Então a pré-condição de Israel é que não haja pré-condições da Palestina...

Lavi - (Risos) Quase. Israel também têm exigências muito importantes, mas sabemos que primeiro vem a negociação, depois debate, então vamos a um resultado. Mas chegar já com as condições a, b e c... não é assim que negociamos.

Terra - O senhor disse ser um otimista. Como está vendo as eleições nos EUA? Com otimismo?

Lavi - As eleições dos EUA são um assunto interno. Não importa quem ganhe, dividimos os mesmos valores com o povo americano; nossa aliança é forte e não mudará, seja qual for o resultado.

Por Hermano Freitas / Terra

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.