Páginas

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Paulo e Bahia em memória das vítimas do Holocausto


Dois grandes eventos promovidos pela comunidade judaica, em São Paulo e Salvador, vão recordar o Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto, 27 de janeiro, data instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

No dia 27 de janeiro (sexta-feira), às 18h30, a Federação Israelita do Estado de São Paulo e a Congregação Israelita Paulista (CIP), em parceria com a UNIBES e Consulado Geral de Israel em São Paulo, promovem, na Sinagoga da CIP (Rua Antonio Carlos, 653 – Consolação), um Cabalat Shabat (cerimônia solene) em memória às vítimas do Holocausto, com a presença de sobreviventes do Holocausto e autoridades diplomáticas, políticas, e religiosas.

No dia 29 de janeiro (domingo), a partir das 17h, a Sociedade Israelita da Bahia (Sib), promoverá uma cerimônia no Fórum Ruy Barbosa (Praça D. Pedro II – Largo Campo da Pólvora), com a presença da Dilma Rousseff, durante a qual serão homenageados os negros que foram vítimas do Holocausto. Havia cerca de 20 mil negros na Alemanha quando os nazistas tomaram o poder, em 1933. Seu destino variou desde o isolamento até perseguições, prisão, experiências médicas e morte.

O Dia Internacional de Lembrança das Vítimas do Holocausto é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas da exterminação nazista. A resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

No Brasil, a lei de autoria do vereado Floriano Pesaro, que institui um dia em memória às vítimas do Holocausto, foi sancionada pelo prefeito Gilberto Kassab no dia 12 de dezembro de 2009.

Fonte: Pletz

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.