Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Hamas pede à Autoridade Palestina que boicoteie as conversações de paz com Israel

O Hamas pediu à Autoridade Palestina que boicoteie as conversações de paz com Israel, dizendo que essas negociações não tiveram êxito no passado. O apelo foi realizado nesta segunda-feira, um dia antes dos negociadores israelenses e palestinos se reunirem em Amã, Jordânia, onde se verão cara a cara pela primeira vez após 15 meses de tentativas, num esforço para reativar as negociações de paz.

As expectativas são poucas de ambos os lados, já que os israelenses e os palestinos acreditam que a reunião não irá avançar em nenhum ponto. "Essas reuniões são uma repetição de uma cena que falhou nos últimos anos", disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, num comunicado enviado por e-mail aos jornalistas.

As conversações de paz entre israelenses e palestinos se romperam em setembro de 2010, depois que Israel se negou a extender uma licença até então limitada, parcial de 10 meses, para o congelamento da construção de assentamentos na Cisjordânia.

Na manhã de hoje, o chefe negociador palestino, Saeb Erekat, disse aos jornalistas que não espera nenhum avanço a menos que Israel se comprometa a deter a construção de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém oriental. Também ressaltou que Israel deve aceitar suas fronteiras de 1967 como base para uma futura fronteira.

Fonte: Iton Gadol / AJN
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.