Páginas

domingo, 29 de janeiro de 2012

Estados Unidos e talibãs afegãos iniciam negociações preliminares

Os talibãs negociarão se os prisioneiros de
Guantánamo forem transferidos para o Qatar.
Representantes dos Estados Unidos e dos talibãs afegãos iniciaram neste domingo negociações de paz preliminares no Qatar para tentar pôr fim ao atual conflito no Afeganistão, disse neste domingo um ex-líder talibã.

"As negociações ainda não começaram. Estão em processo de construção de um vínculo de confiança", afirmou à AFP Mohamed Qalamudin, ex-líder da temida polícia política dos talibãs, confirmando assim uma informação do New York Times.

"A delegação mantém negociações preliminares", disse.

Os Estados Unidos querem que os rebeldes renunciem à violência antes de conversarem oficialmente com eles.

Já os talibãs seguem condicionando a abertura de negociações à transferência dos prisioneiros da cadeia americana de Guantánamo (Cuba) para o Qatar.

Na segunda-feira, 23 de fevereiro, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, declarou-se "profundamente decepcionada" com o "fracasso dos Estados Unidos em fechar a prisão de Guantánamo".

Em meados de janeiro, um porta-voz dos talibãs havia indicado à AFP que o escândalo do vídeo que mostra quatro militares americanos de uniforme urinando sobre três cadáveres de supostos rebeldes afegãos não seria um obstáculo para as negociações de paz.

Fonte: AFP / ANP
Via: Radio Nederland Wereldomroep Brasil

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.