Páginas

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Processo expõe ligação entre Hezbollah e cartéis latinos

"Lavava dinheiro em todo o mundo..."
Duas casas de câmbio do Líbano ligadas a cartéis em atividade na América Latina participaram de uma enorme operação de lavagem de dinheiro das drogas na África Ocidental, de acordo com um processo civil impetrado pelo Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos em 15 de dezembro.

O Banco Libanês-Canadense e as instituições de câmbio Hassan Ayash Exchange Company e Ellissa Exchange Company teriam se utilizado do sistema financeiro americano para movimentar dinheiro de drogas e outros crimes através da África Ocidental e de volta ao Líbano, segundo a acusação.

As casas de câmbio que constam no processo foram designadas em janeiro como importantes traficantes de drogas estrangeiros, de acordo com a Lei de Designação de Barões de Drogas Estrangeiros (“Kingpin Act”), devido à participação nas atividades de lavagem de dinheiro de Ayman Joumaa, um suposto narcotraficante libanês com ligações com o Hezbollah.

Joumaa foi indiciado em um tribunal americano em 23 de novembro, sob acusações de conspiração para distribuir drogas e para executar lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas de cartéis mexicanos e colombianos.

A suposta organização de narcotráfico opera no Líbano, África Ocidental, Panamá e Colômbia, de acordo com o DOJ.

Mas seus laços com a região são bem maiores, segundo a DEA, a Agência Antidrogas Americana.

Joumaa teria conspirado para coordenar carregamentos de dezenas de milhares de quilos de cocaína da Colômbia através da América Central, que foram vendidos ao cartel de drogas mexicano Los Zetas por pelo menos oito anos, segundo a DEA.

“Ayman Joumaa é acusado de facilitar os carregamentos de grandes quantidades de cocaína destinados aos Estados Unidos, ao mesmo tempo que lavava dinheiro em todo o mundo”, afirmou a administradora da DEA, Michele Leonhart, em nota. “De acordo com informações de várias fontes, suas supostas atividades de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro facilitaram as atividades de inúmeras organizações globais de narcotráfico, incluindo o cartel de drogas Los Zetas.”

Joumaa é acusado de lavar centenas de milhares de dólares provenientes da venda de drogas no México, Europa e África Ocidental para fornecedores de cocaína da Colômbia e Venezuela, de acordo com a DEA.

“Joumaa supostamente cobrava uma comissão de 8% a 14% para lavar os lucros, o que levava de um a cinco dias antes que o pagamento fosse feito aos distribuidores de drogas”, declarou a DEA em nota.

O processo expôs um esquema intricado de lavagem de dinheiro dos narcotraficantes.

“Como parte do esquema, os fundos eram transferidos do Líbano para os Estados Unidos para comprar carros usados, que eram transportados para a África Ocidental”, assegurou o DOJ em nota. “O dinheiro proveniente da venda dos veículos, junto com o lucro das operações de narcotráfico eram, então, enviados ao Líbano através de canais de lavagem de dinheiro controlados pelo Hezbollah. Partes significativas do dinheiro eram pagas ao Hezbollah, designado como organização terrorista estrangeira pelo Departamento de Estado americano em 1997.”

O processo prevê penalidades que somam US$ 483.142.568 (R$ 898.645.176) – a quantia de dinheiro lavada – contra essas entidades.

“[Essa intricada operação de lavagem de dinheiro] revela as formas criativas que as organizações terroristas usam para se financiar e movimentar seu dinheiro, e põe em destaque a ligação entre o narcotráfico e terrorismo”, afirma Preet Bharara, procurador do distrito sul de Nova York, EUA.

O Hezbollah nega as acusações.

“As acusações dos Estados Unidos de que o Hezbollah está financiando suas atividades ilegalmente são mais uma tentativa de prejudicar a imagem da resistência no Líbano”, declarou a organização em nota. “O Hezbollah nega categoricamente as acusações falsas de sua participação direta ou indireta em atividades de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas ou operações bancárias ilegais.”

Por César Morales Colón / Infosur Hoy

1 comentário(s):

Anônimo disse...

Como sempre digo, os vermes covardes, já estão entre nós!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.