O presidente afegão, Hamid Karzai, aprovou nesta quarta-feira as negociações bilaterais entre os rebeldes talibãs e os Estados Unidos para criar um escritório de representação dos talibãs no Qatar. Os talibãs anunciaram na terça-feira que estavam "dispostos" a estabelecer um escritório político fora do Afeganistão para negociações de paz, um primeiro passo histórico após 10 anos de conflito com o governo afegão e seus aliados da Otan.
"Para salvar o país da guerra, das conspirações e da morte de inocentes, e para alcançar a paz, o Afeganistão concorda com as negociações entre Estados Unidos e os talibãs, que propiciarão a criação de um escritório dos talibãs no Qatar", afirma um comunicado oficial.
Os talibãs anunciaram na terça-feira que concluíram um acordo inicial com as partes envolvidas, incluindo o Qatar, para abrir seu primeiro escritório de representação fora do Afeganistão.
O acordo é considerado o primeiro passo antes das negociações que tentarão dar fim à guerra entre os talibãs e o governo de Karzai, apoiado pelos Estados Unidos.
O comunicado governamental acrescenta que o Executivo "considera as negociações a única maneira de alcançar a paz e acabar com a guerra e a violência impostas ao nosso povo".
Fonte: AFP / ANP
0 comentário(s):
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.