Páginas

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

5 coisas que eu não aguento mais ouvir sobre o conflito em Gaza

1) "Por um lado, eu me oponho aos ataques de mísseis do Hamas contra Israel, mas por out...
ro lado..."
=> Não existe um "outro lado". A oposição ao lançamento de foguetes contra civis inocentes em Israel deve ser inequívoca e absoluta. Sem desculpas e racionalizações. Cada disparo de míssil de Gaza tem a intenção de matar e aterrorizar inocentes e é um crime de guerra. Pessoas civilizadas não podem buscar justificativas para esses ataques, ainda que implicitamente.

2) "É aceitável usar a força, mas Israel está usando força desproporcional."
=> O que isto quase sempre significa é "se pelo menos houvesse mais judeus morrendo, compreenderíamos mais". É quase como se estivessem desejando por mais mortes de judeus. Esta declaração é geralmente acompanhada pela observação de que poucos israelenses morreram nos últimos anos atingidos pelos mísseis e de que "apenas" três morreram nos ataques recentes. Para quem diz isso, o fato de que um milhão de pessoas terem suas vidas paralisadas por anos, de que cada escola precise ter um abrigo antiaéreo e de que as crianças estejam altamente traumatizadas não é razão suficiente para tomar medidas vigorosas.

3) "Eu não sei o que Israel deveria fazer, mas sei que esta guerra não vai levar a nada."
=> O lançamento de mísseis tem continuado por 11 anos. Durante esse tempo, os outros países e as Nações Unidas têm ficado em silêncio. A ação militar neste momento é uma resposta necessária e uma coisa é certa: Israel não precisa e não vai aceitar o conselho daqueles que encolhem os ombros e dizem: "Eu não tenho nenhuma idéia do que deve ser feito e, de qualquer maneira, provavelmente nada vai funcionar. "

4) "Os mísseis do Hamas não são mísseis, mas engenhocas caseiras e sem precisão."
=> Que diferença isso faz? Estas "engenhocas" provocam o medo e o caos, forçam a população a refugiar-se em abrigos e devem ser tratadas por Israel como se fossem as mais letais das armas _ porque, a qualquer momento, elas podem transformar-se exatamente nisso.

5) "Israel é a maior potência militar da região e nunca poderia ser derrotado militarmente pelo Hamas."
=> Eu costumava acreditar nisso, mas não estou mais certo. É absolutamente verdade que Israel não poderia ser derrotado em uma guerra convencional pelo Hamas. Mas uma campanha prolongada de lançamento de míssieis pode forçar seus cidadãos do sul a abandonar a região, desmoralizar a população de todo o país, desencorajar o investimentos externos e incentivar governos árabes a adotar uma posição ainda mais rejeicionista em relação a Israel. Tudo isso é razão suficiente para que, depois de tantos anos de ataques implacáveis, Israel deva fazer o que for necessário para pôr fim ao lançamento de foguetes em seu território.

(Extraído de: http://blogs.jpost.com/print/4016)
(Tradução: http://facebook.com/israelnaweb)

O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.