Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Oposição síria: Al-Assad terá mesma sorte dos "criminosos"

"Um símbolo da destruição do Estado..."
O presidente sírio, Bashar Al-Assad, terá a mesma sorte que os "criminosos" quando seu regime cair, afirmou nesta segunda-feira Burhan Ghaliune, dirigente provisório do Conselho Nacional Sírio (CNS).

"Se (Assad) cair antes de se redimir de seus erros, sua sorte será a mesma que a de qualquer criminoso", afirmou Ghaliune, professor universitário em Paris, em entrevista à rede privada libanesa LBCI.

"Hoje ele é um criminoso. É o principal responsável pelas ordens de matar e deter dezenas de milhares de sírios", disse Ghaliune, que lidera o CNS, bloco que reúne a maioria das correntes opositoras ao presidente sírio.

"Como pode se livrar do castigo? Nenhuma consciência humana poderá deixá-lo escapar sem castigo".

Lançado oficialmente no dia 2 de outubro em Istambul, o CNS agrupa todas as correntes políticas e é integrado pelos Comitês Locais de Coordenação (LCC), que organizam as manifestações na Síria, liberais, a confraria da Irmandade Muçulmana e os partidos curdos.

"Não há qualquer sírio (...) que aceite dialogar com Assad ou que o considere como o representante do povo sírio (...) Não há nenhum compromisso com este regime ditatorial", disse Ghaliune.

"Deve se demitir e sair da vida dos sírios, já que se transformou em um símbolo da destruição do Estado".

"Já basta de sangue, já basta de erros, ja basta de crimes", disse Ghaliune sobre o regime de Al-Assad.

O CNS "não fará nenhum pedido para uma intervenção militar" e se concentrará nos meios de proteger os civis, concluiu Ghaliune.

Fonte: ANP / AFP

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.