Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Karzai convoca assembleia sobre negociação de paz com talibãs

O presidente afegão, Hamid Karzai, anunciou nesta segunda-feira que convocará uma "jirga", assembleia tradicional, para decidir sobre uma nova estratégia de negociação de paz com os talibãs.

Os esforços para tentar levar insurgentes islamitas à mesa de negociações foram suspensos por Karzai após o assassinato do principal negociador, o ex-presidente Burhanuddin Rabbani, no dia 13 de setembro.

Ele foi morto por um terrorista suicida que se fez passar por um emissário que levava uma mensagem de dois talibãs.

"Em uma Loya Jirga (Grande Assembleia) que deve ocorrer em breve, consultaremos os representantes do Afeganistão (sobre a situação) e agiremos de acordo com seus desejos", declarou o chefe de Estado em um discurso transmitido pela televisão.

No domingo, seu porta-voz havia anunciado que Karzai revisaria sua estratégia de negociação com os talibãs, suspensa devido ao assassinato recente de Burhanuddin Rabbani.

Karzai, incentivado pela comunidade internacional, tenta há vários anos convencer os insurgentes islamitas a negociar, oferecendo a eles responsabilidades governamentais caso deponham as armas.

Mas os líderes talibãs, cuja guerrilha avança desde 2007, nunca responderam favoravelmente, com exceção de alguns contatos preliminares.

"Todas as negociações de paz com os talibãs estão suspensas, o presidente revisará a estratégia de paz e de reconciliação", declarou no domingo à AFP Siamak Herawi, porta-voz da presidência.

Fonte: ANP/AFP

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.