Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O Comitê Executivo da Unesco está a favor do ingresso da Palestina na organização

A iniciativa passa a integrar a batalha diplomática
que os líderes palestinos estão exercendo...
O Comitê Executivo da Unesco se mostrou, hoje (05), favorável ao ingresso da Palestina nesta organização da ONU como membro de plenos direitos. Com 40 votos a favor, das 58 nações representadas, o órgão máximo de governo da Unesco pediu que a Assembleia Geral se pronunciasse a respeito da questão.

Quatro países votaram contra: Estados Unidos, Alemanha, Romênia e Letônia. Outros 14, como Espanha e França, se abstiveram. No Comitê Executivo da Unesco não há direitos de veto.

O embaixador espanhol, Jon de la Riva, felicitou a Palestina por este feito histórico e lamentou que a Europa não tenha mantido uma posição comum diante da votação. A França, por sua vez, considerou prematuro o voto pela possível entrada da Palestina, quando a prioridade de Paris tem sido a retomada do diálogo com Israel.

O Executivo da Agência da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura votou na resolução a pedido dos países árabes. Para tornar-se o 194° Estado a integrar a Unesco, a Palestina, que até o momento é membro observador, precisa de dois terços dos 193 membros da Assembleia Geral a ser realizada entre 25 de outubro e 10 de novembro.

A iniciativa passa a integrar a batalha diplomática que os líderes palestinos estão exercendo para que sejam reconhecidos como Estado e tem seu ponto culminante na tentativa de ingresso na ONU. A Unesco é uma agência das Nações Unidas e, como membro de plenos direitos, a Palestina poderia apresentar candidaturas ao Patrimônio da Humanidade, assinar as convenções da organização ou escolher os optar por órgãos internos, o que lhes daria mais visibilidade internacional.

Fontes: EFE / El Mundo
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.