Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Documentário nacional expõe diferenças entre judeus e palestinos na Copa do Mundo


O documentário “Sobre Futebol e Barreiras”, dirigido por quatro brasileiros, analisa o conflito entre palestinos e judeus de outra ótica, tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 2010.

O filme mostra como a linguagem universal do principal esporte do mundo influencia uma região permeada por problemas de identidade nacional.

Cita por exemplo, um judeu israelense que torce pela Alemanha, um árabe que foi um dos principais jogadores da história do futebol de Israel, um palestino que vive confinado num vilarejo e não pode ver o mar, mesmo estando a poucos quilômetros dele, e outro que escolhe sempre a seleção errada para torcer.

Numa área marcada pela violência e disputas territoriais com bases étnicas, religiosas, políticas e sociais há séculos, “Sobre Futebol e Barreiras” humaniza o conflito aproximando-se de personagens.

Com toques de humor, ironia, amargura, inconformismo, esperança, desesperança e uma revolta às vezes silenciosa, às vezes não, os personagens vão desnudando um quadro intimista, que os aproximam e ao mesmo tempo os afastam num mundo de paradoxos.

Desse modo, “Sobre Futebol e Barreiras”, tendo a Copa do Mundo como faísca, procura entender as identidades nacionais de israelenses e palestinos, no momento atual, dentro daquele território de conflito.

Dirigido por Arturo Hartmann, João Carlos Assumpção, José Menezes e Lucas Justiniano, o documentário estreia na Mostra Internacional de São Paulo, que começa na segunda quinzena de outubro. A previsão é que o filme seja exibido nas telas de cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro.

Fonte: UOL Esporte

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.