Páginas

sábado, 1 de outubro de 2011

ONU: palavra "sanções" é retirada de projeto de resolução contra a Síria

"Rússia e China ameaçaram impor seu veto..."
Os países ocidentais que formam o Conselho de Segurança da ONU retiraram nesta sexta-feira a palavra "sanções" de um projeto de resolução sobre a repressão na Síria, tentando superar a oposição da Rússia, segundo diplomatas.

Em vez de "sanções", Grã-Bretanha, França, Alemanha e Portugal optaram pelo termo "medidas dirigidas" para este projeto de texto, esperando assim contar com o apoio dos quinze países do Conselho para adotar uma resolução contra o regime do presidente sírio Bashar al-Assad.

Rússia e China ameaçaram impor seu veto a qualquer tipo de sanção proposta ao Conselho de Segurança contra o regime sírio.

Este órgão da ONU se limitou, até agora, a fazer uma declaração contra a repressão aos manifestantes na Síria, que, segundo as Nações Unidas, causou a morte de mais de 2.700 pessoas desde março.

A Rússia apresentou seu próprio projeto de resolução, que, segundo os diplomatas, apenas condenar a violência na Síria de maneira geral.

"Acreditamos que (este projeto russo de resolução) é algo que, se o Conselho adotar, potencializará o processo político na Síria, e contribuirá para deter a violência, já que não contém uma mensagem muito forte", disse o embaixador russo na ONU, Vitali Churkin.

Fonte: ANP / AFP

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.