Páginas

sábado, 15 de outubro de 2011

Crise de última instância? Hamas quer libertar mais prisioneiros.

Uma crise nos instantes finais ameaça frustrar a troca de prisioneiros entre Israel e o Hamas, que tem como objetivo libertar o soldado israelense Gilad Shalit, destacam fontes palestinas em Gaza, segundo uma reportagem do jornal Yediot Aharonot.

De acordo com as informações prestadas, a pressão do público árabe israelense sobre a exclusão de três mulheres detidas da troca poderia levar o Hamas a aumentar as suas demandas - uma situação que, por sua vez, poderia torpedear o acordo. 

Segundo o jornal, as fontes palestinas acreditam que o Hamas exigirá da delegação israelense que chegará ao Cairo que aceite soltar todas as prisioneiras palestinas envolvidas em terrorismo detidas em Israel - e não somente as 27 incluídas no acordo.

Isso poderia flexibilizar a implementação da troca e postergar o regresso do soldado Gilad Shalit, que foi sequestrado pelo grupo terrorista islâmico Hamas há cinco anos, e seria trocado por 1.027 prisioneiros palestinos.

Izzat al Rishq, membro do escritório político do Hamas em Damasco, disse que a sua organização solicitou aos mediadores egípcios que no acordo fosse negociada a libertação de todas as prisioneiras palestinas. O funcionário do grupo fundamentalista islâmico afirmou que são 34 as terroristas palestinas detidas em Israel; enquanto que o Ministério de Assuntos de Prisioneiros da Autoridade Palestina afirma que são 38.

Enquanto isso, a exclusão de três mulheres árabes israelenses presas enfureceu os líderes dessa comunidade. A questão constrangeu o Hamas, cujos oficiais disseram que todas as prisioneiras palestinas serão libertadas como parte do acordo. Oito terroristas árabes israelenses serão libertados na troca, incluindo duas mulheres.

Fonte: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

Para o vídeo abaixo, se necessário, ative as legendas no ícone (cc).

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.