Páginas

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Egito: TV Estatal admite ter mentido ao noticiar soldados mortos por cristãos

O pior confronto entre cristãos e muçulmanos
no Egito por causa de uma notícia falsa.
A rede de TV estatal egípcia admitiu nessa segunda-feira que não há militares entre os mortos nos recentes confrontos com a comunidade cristã. A emissora desmentiu o relatório anterior em que afirmava que os cristãos haviam matado três soldados, e culpou o apresentador pela falsa notícia. Em seu Twitter, eles acusaram o âncora Mahmoud Youssef pela forma que os protestos foram noticiados.

A TV estatal, também conhecida como Maspero, tem sido alvo das críticas de ativistas. A emissora clamou para que os egípcios fossem às ruas para proteger o exército e justificou à ação com a falsa notícia de que cristãos armados haviam matado pelo menos três soldados.

Por causa da notícia, muitos muçulmanos armaram-se e foram para as ruas, o que causou um choque sangrento entre islâmicos e cristãos. Foi o pior confronto entre os seguidores das duas religiões desde a queda de Mubarak.

A TV estatal também havia informado que o exército reagiu violentamente devido a presença de manifestantes armados, no entanto, vídeos postados por internautas egípcios mostram veículos blindados avançando contra a multidão, matando e ferindo muitos manifestantes. Testemunhas disseram ao diário Bikyamasr.com que o protesto não era armado e que não houve qualquer ação que justificasse a violência do exército.

Para especialistas egípcios como o proeminente editor Hisham Kassem, e o ex-membro do parlamento Gamal Zahran, a Maspero, é diretamente responsável por tornar os protestos em sangrentos confrontos entre muçulmanos e cristãos.

Fonte: De Olho na Jihad / Arham online / Bikyamasr

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.