Páginas

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Turquia está disposta a enviar três navios de guerra para o Mediterrâneo oriental

A Turquia, que antes havia apoiado a quebra do
bloqueio à Faixa de Gaza, agora "apoia" a sua proteção...
Fontes de Ankara informam que a Marinha turca está disposta a disponibilizar três navios de guerra no mar Mediterrâneo para "vigiar a liberdade de navegação" e proteger a ajuda humanitária que for enviada pelo mar aos palestinos da Faixa de Gaza.

Segundo o jornal turco Sabah, as navegações de combate turcas receberam ordens precisas de que se encontrarem barcos israelenses, além das 12 milhas marinhas do mar territorial israelense, aproximar-se-ão a uma distância aproximada de 100 metros para neutralizar o sistema militar dos mesmos. O jornal compara as medidas tomadas por Ankara com o combate aéreo contra as aeronaves gregas que estavam sob o mar Egeu.

Segundo informações turcas, a ideia principal seria proteger, fora das águas territoriais de Israel, os navios que levarem ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

A Turquia reduziu as relações diplomáticas com Israel e suspendeu o comércio bilateral em matéria militar depois que o Estado judeu confirmou que não se desculparia pela intervenção ao barco Mavi Marmara, integrante de uma flotilha que pretendeu quebrar o legal bloqueio israelense a Gaza para impedir o contrabando de armamento, em maio de 2010.

Fonte: AJN / Iton Gadol / Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.