Páginas

sábado, 24 de setembro de 2011

Quarteto apresenta um cronograma: Acordo de Paz em 2012

"Uma paz justa e estável pode ser alcançada somente
através do diálogo entre as partes..."
Fontes políticas de Jerusalém declararam que Israel aceita, mas duvidam que os palestinos apoiarão a proposta do Quarteto de Paz para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, Nações Unidas e Rússia) de voltar às negociações entre o Estado judeu e os palestinos.

Enquanto isso, o principal negociador palestino, Saeb Erekat, afirmou que a dirigência palestina avaliará o projeto do Quarteto quando Mahmoud Abbas (Abu Mazen) regressar a Ramallah.

Por sua vez, a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, declarou que uma paz justa e duradoura pode ser conseguida apenas por meio do diálogo.

O vice-ministro das Relações Exteriores de Israel, Danny Ayalon, duvida que os palestinos aceitarão a proposta do Quarteto Internacional de renovar as negociações diretas entre Israel e os palestinos dentro de um mês, e completar as negociações no mais tardar em 2012. Ayalon disse que tudo depende dos palestinos e que é provável avançar se houver o retorno à mesa das negociações sem condições prévias, e sem ameaças unilaterais. O vice-chanceler destacou a importância da proposta do Quarteto, que não menciona condições prévias em relação à construção nos assentamentos judeus de Judeia e Samaria (nomes bíblicos da Cisjordânia), nem sobre as fronteiras; e está centralizada no processo.

A Rádio de Israel informou que durante as discussões internas do Quarteto, a Rússia apoiou a posição palestina; em troca, os Estados Unidos apoiaram a postura israelense.

Já o principal negociador palestino, Saeb Erekat, afirmou que os palestinos estudarão a proposta do Quarteto quando a administração palestina se reunir, após o retorno de Mahmoud Abbas a Ramallah. Erekat declarou que os palestinos querem saber se Netanyahu está disposto a congelar a construção nos assentamentos baseado na proposta do Quarteto. "Os fatos concretos no terreno são o que realmente importa, não o que está escrito na declaração do Quarteto", sustentou o negociador palestino.

Enquanto isso, Hillary Clinton anunciou que a proposta do Quarteto de Paz é concreta e detalhada. "A iniciativa expressa o profundo convencimento da comunidade internacional de que uma paz justa e estável pode ser alcançada somente através do diálogo entre as partes", declarou Clinton.

O Quarteto de Paz está convocando a renovarem as negociações entre Israel e os palestinos dentro de um mês, e completar as negociações até o fim do ano que vem. O Quarteto espera que dentro de três meses sejam discutidas propostas construtivas sobre as questões de segurança, fronteiras e que sejam alcançados avanços concretos no prazo de seis meses.

O anúncio, emitido no encerramento da reunião dos representantes do Quarteto, em Nova York, destaca que ambas as partes devem evitar cometer provocações durante as negociações.

Fontes europeias reforçaram que a intenção do Quarteto se refere às tentativas palestinas de demandarem judicialmente contra israelenses em fóruns internacionais; assim como, também, a construção nos assentamentos judeus na Cisjordânia pode ser interpretada como uma provocação.

A chefe da política externa da União Europeia, Catherine Ashton, afirmou que o texto do Quarteto chegou à seguinte conclusão após uma exaustiva revisão de todas as questões apresentadas por israelenses e palestinos.

Ashton reforçou que o Quarteto pretende delinear o marco dentro do qual serão levadas adiante as conversações e será alcançado o acordo, uma aliança que permita tanto a líderes israelenses como palestinos mostrarem aos seus povos um tratado que confirme a segurança por gerações.

Quando foi interrogada sobre o congelamento da construção nos assentamentos, Ashton respondeu que a posição do Quarteto já é conhecida.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dialogou ontem com Ashton e com o enviado do Quarteto, Tony Blair.

Fonte: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.