Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Investigam "credível" ameaça terrorista para o 11 de setembro

O prefeito de Nova York anunciou a implementação
adicional de polícias antiterroristas.
Trata-se de uma ameaça mais concreta em solo norte-americano para uma data altamente simbólica: o 11 de setembro. Na mira: Nova York e Washington, as duas cidades que 10 anos atrás foram alvo de ataques terroristas que deixaram cerca de 3.000 mortos, após aviões sequestrados impactarem as torres do World Trade Center e o Pentágono.

Segundo informações prestadas quinta-feira (08) pelo Departamento estado-unidense de Segurança Interna, "neste caso, é correto afirmar que há informação específica, credível, mas não confirmada" da ameaça.

O jornal The Washington Post informa que um grupo de indivíduos ingressou, nos últimos dias, nos Estados Unidos como parte de um complô. Ele também cita funcionários americanos, acrescenta que os suspeitos têm origem nas zonas tribais do Paquistão, na fronteira com o Afeganistão.

Outros meios norte-americanos apontam que essa ameaça teria a forma de um atentado com um carro ou caminhão-bomba.

A Casa Branca afirmou que o presidente Barack Obama “foi informado sobre esta informação específica de ameaça nesta manhã (quinta-feira) e a teve durante o resto do dia”.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou ontem à noite a implementação adicional de polícias antiterroristas na cidade nas vésperas da comemoração do domingo.

Por sua vez, os responsáveis de segurança da Grande Maçã (Big Apple) destacaram que entre as medidas adicionais estava o acréscimo de policiais "treinados com armas de grande porte posicionados fora de Manhattan para responder em qualquer parte da cidade".

Antes de que essa ameaça se tornasse mais precisa, as autoridades norte-americanas haviam revelado que na incursão que matou o líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, em maio no Paquistão, foram encontrados documentos que mostravam que a rede terrorista havia preparado ataques que coincidiriam com o aniversário deste fim de semana.

Fonte: Rfi / Via: Analítica
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.