Páginas

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Jornal árabe afirma que Abbas está negociando com EUA e UE para não recorrer à ONU

Ainda há pendências no pedido...
O jornal árabe Al Hayat, editado em Londres, informou hoje, sexta-feira, que o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, estaria se reunindo com funcionários estado-unidenses e da União Europeia para tratar de chegar a um acordo que trate de evitar a petição, na próxima semana, do reconhecimento de um Estado próprio inexistente à Assembleia Geral das Nações Unidas e ao Conselho de Segurança.

Segundo o jornal,  quatro dos 20 parágrafos da proposta teriam promovido a conclusão de sua edição. O primeiro chamaria à volta das negociações com Israel durante um período de seis meses, que ponham fim ao conflito palestino-israelense e estabeleçam um Estado palestino nas fronteiras de 1967.

O seguinte pediria que Israel detivesse a implementação de ações unilaterais vinculadas com os assentamentos, em troca do cumprimento das obrigações palestinas em matéria de segurança.

Em terceiro lugar, estaria a proposta de que a Assembleia Geral das Nações Unidas convidasse Abbas para dar um discurso no qual declarasse seu compromisso com os princípios da organização.

E, finalmente, seria solicitado à Assembleia Geral o recebimento de informações do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a maneira como os funcionários podem governar efetivamente um Estado palestino, uma vez estabelecido.

Segundo a notícia, entre os pontos pendentes haveriam referências a uma declaração de independência realizada em 1988 e a sentenças da Corte Penal Internacional sobre o status da margem ocidental e a barreira de segurança, e uma confirmação do direito dos palestinos à autodeterminação.

Fonte: AJN
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.