Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Organizações árabes pedem à Liga Árabe que expulse a Síria

"O silêncio não é uma opção!
Os sírios não podem esperar!"
Duzentas organizações civis do mundo árabe e do Oriente Médio pediram à Liga Árabe que expulsasse a Síria de seu comitê se o regime de Bashar Al-Assad se omitisse diante das exigências internacionais de acabar com a repressão aos seus opositores.

Com o título de "O silêncio não é uma opção! Os sírios não podem esperar!", as organizações de 18 países pediram à Liga Árabe, numa carta aberta, que "não contorne o princípio de responsabilidade pelas graves violações de direitos humanos" que o regime sírio está cometendo no país.

Entre várias medidas sugeridas para pressionar Al-Assad, as entidades assinantes mencionaram o envio de observadores da Liga para verificar o fim da repressão, assim como o congelamento dos que ainda estão agindo e a proibição de viajar para os responsáveis pelas violações.

Também exigiram da Liga Árabe, que agrupa 22 países, o embargo "imediato" de armas ao país, adicionado ao controle efetivo de suas fronteiras para prevenir a entrada ilegal de material bélico.

A carta, dirigida ao secretário-geral da Liga Árabe e ministro de Relações Exteriores do Egito, Nabil al Arabi, valoriza a petição da organização de um cessar à violência e de liberdade aos prisioneiros políticos na Síria, mas pede "um mecanismo efetivo" para supervisionar sua aplicação.

Entre as assinantes do documento estão, além das mencionadas, organizações internacionais de direitos humanos como Human Rights Wath e a Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH).

Fonte: EFE / Via: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.