Páginas

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reconhecer Estado palestino é uma "obrigação", diz Erdogan

"É tempo de içar a bandeira palestina nas Nações Unidas."
O reconhecimento de um Estado palestino é uma "obrigação", declarou nesta terça-feira no Cairo o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, referindo-se ao pedido que os palestinos formularão na ONU.

"O reconhecimento de um Estado não é uma opção, é uma obrigação", declarou Erdogan em um discurso pronunciado na sede da Liga Árabe no Cairo.

"Antes do fim do ano, veremos a Palestina em uma situação muito diferente", acrescentou.

“É tempo de içar a bandeira palestina nas Nações Unidas. Icemos a bandeira palestina e deixemo que ela seja um símbolo da paz e da justiça no Oriente Médio. Temos de dar a nossa contribuição para assegurar a paz e a estabilidade merecida no Oriente Médio” – declarou Erdogan.

Erdogan acusou Israel de "continuar tomando medidas irresponsáveis que afetam sua legitimidade" e afirmou que "a política agressiva do governo israelense ameaça o futuro do povo israelense".

O chefe do governo turco também denunciou o fato de que Israel não aceita pedir desculpas pelo ataque em 2010 das forças israelenses contra o navio turco "Mavi Marmara", que tentava forçar o bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza. Nove militantes turcos morreram.

"Não cabe à Turquia normalizar suas relações com Israel" enquanto o Estado hebreu não se desculpar, pagar compensações e parar com o bloqueio de Gaza, declarou.

A Turquia decidiu no início de setembro expulsar o embaixador de Israel.

Fonte: ANP / AFP / Euronews
Via: Radio Nederland Wereldomroep Brasil

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.