Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Mahmoud Abbas quer modificação dos Acordos de Oslo

O presidente da Autoridade palestina, Mahmoud Abbas, anunciou que quer alterar o acordo econômico israelo-palestino de Paris (1994) e parte do Acordo de Oslo, que considera injusto, e se comprometeu a reativar o diálogo com o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

"Queremos alterar o acordo econômico entre a OLP e Israel, porque não é justo. Contém restrições que afetam a economia palestina e criam obstáculos para o seu desenvolvimento", declarou Abbas à imprensa no avião de volta de Nova York, onde quinta-feira pediu à ONU o reconhecimento de um Estado palestino como membro de plenos direitos.

"O acordo não é justo e há restrições aos palestinos que impedem que a nossa economia siga crescendo e prosperando. O Acordo de Paris não dá a nós a oportunidade de desenvolver nossa economia e nosso país", afirmou Abas.

Assinado em 29 de abril de 1994 em Paris, após os acordos de autonomia de Oslo (1993), este protocolo sobre as relações econômicas entre Israel e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP) declara uma liberdade econômica limitada aos palestinos.

O presidente da Autoridade Palestina, também chefe da OLP, comprometeu-se, por outro lado, a abrir "numa próxima etapa, um diálogo profundo" com o Hamas.

O movimento islâmico criticou o pedido de Abbas na ONU e qualificou como "sem substância" o seu discurso.

"Alguns responsáveis do Hamas se opuseram à iniciativa da dirigência palestina e expressaram suas ressalvas, mas num todo, houve apoio das autoridades" desse movimento, disse Abbas.

"Planejaremos com o Hamas a reconciliação e também as perspectivas do movimento palestino", concluiu.

Fonte: Israel 360º
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.