Páginas

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Coligação Europeia por Israel cumpre sua missão na ONU em Nova York

Após um ano de investigação e de campanha ativa, a primeira fase da iniciativa da European Coalition for Israel (ECI - Coligação Europeia por Israel) para apresentar as bases legais do Estado moderno de Israel foi concluída satisfatoriamente. Apesar da insistência do líder palestino, Mahmoud Abbas, em pedir o reconhecimento estatal ao Conselho de Segurança da ONU, segunda-feira (26), o Quarteto de Paz para o Oriente Médio disse numa declaração que recomendaria que os dois lados retornem às negociações de paz, dando a eles um novo calendário de negociações que poderia estender a data limite a dezembro de 2012. Antes disso, deverão chegar a um acordo final de paz. Mas a nova proposta também poderia fracassar. Os dois lados teriam que estabelecer as bases para as novas negociações dentro do prazo de um mês para que o processo possa continuar.


O diretor da Coligação Europeia por Israel, Tomas Sandell, apoia a recomendação:
"Desde o princípio temos afirmado claramente que o nosso objetivo era pedir ao Quarteto de Paz do Oriente Médio que rejeitasse a declaração unilateral e chamasse os dois lados para começar novamente a negociar sem condições prévias. Se isso se aplica à nova recomendação do Quarteto, a campanha terá sido exitosa. Os membros do Quarteto, juntos, representam a maioria do financiamento da Autoridade Palestina (AP), e sem seu apoio, a AP faliria em algumas semanas.

A campanha da ECI foi apresentada nos parlamentos de Haia, Bruxelas, Berlim, Roma e Londres, e também nos governos na África e em outras partes do mundo. Tudo culminou num impulso final durante duas semanas para apresentar o caso às Nações Unidas em Nova York. Durante a sessão da Assembleia Geral, a equipe pôde falar com os representantes dos Estados membros da ONU e com os meios de comunicação. Também tiveram a oportunidade de entregar uma carta aberta de apoio às negociações, assinada por 16 líderes europeus reconhecidos. A carta foi apresentada ao Escritório de Oriente Médio do secretário-geral das Nações Unidas na quinta-feira (23). A carta e o pacote de informações com o vídeo "Dê uma Chande à Paz", um documento de investigação sobre as bases legais de Israel e as petições da Alemanha, Finlândia e Itália serão entregues nas mãos do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, nos próximos dias.

Nas últimas semanas, o vídeo que apresenta os direitos legais de Israel em apenas 15 minutos, foi traduzido para 10 idiomas e visto por mais de 38 mil pessoas na Internet, assim como por grandes audiências de televisão no mundo inteiro. Em Nova York, a equipe também teve a oportunidade de fazer entrevistas e apresentar o vídeo aos meios de comunicação da Ucrânia, Brasil e Japão, e para a mídia internacional, como a Newsweek.

Embora seja muito presumir que o chamado do Quarteto à retomada das negociações seja obra nossa, temos trabalhado pesado durante um ano para apresentar os fatos. Agradecemos pela razão sair ganhando - pelo menos até agora. No decorrer do processo, também teremos mais tempo para apresentar o nosso material a outros membros da ONU no mundo. Embora a pressão sobre Israel esteja menor momentaneamente, o governo de Israel continuará a enfrentar decisões importantes nos próximos meses, e a pressão por mais concessões continuará.

Ao mesmo tempo, os líderes palestinos continuarão a pressionar para obter a aprovação do Conselho de Segurança.

Numa conferência organizada pelo Instituto Hudson, na última quinta-feira (23), a ECI pôde falar com a ganhadora do Nobel da paz, Elie Wiesel, sobre o clima geral na União Europeia quanto a Israel. Quando perguntamos a ela se estava decepcionada pela falta de apoio a Israel, respondeu: "Nunca tive nenhuma expectativa, mas a Europa deveria aprender com a história".

Embora a fase inicial da campanha tenha chegado ao seu final, a ECI renovará seus esforços para apresentar os direitos legais de Israel nos próximos meses para chegar a outros Estados membros da ONU com fatos históricos e legais sobre a criação do Estado de israel, e sua legitimidade sob o Direito Internacional.

Jônatha Bittencourt: é com grande alegria que recebo uma notícia como a que podemos ler a pouco. Desde a indicação do vídeo "Dê uma Chance à Paz", pelo Word of Life Israel, até o processo de tradução para a língua portuguesa, contando com o apoio direto e incansável do diretor de mídia da ECI, Paul Tielens, o fundamento sólido sobre a legalidade de Israel serviu de combustível para essa parceria. Desde já, meus parabéns. Que possamos dar continuidade a este importante projeto.

Assista ao vídeo "Dê uma Chance à Paz", clique AQUI.
Mais informações em http://www.givepeaceachance.info/

Fonte: ECI
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.