Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Países árabes começam a criticar postura do regime sírio




Cinco meses depois, os países árabes começam a quebrar o silêncio sobre a repressão exercida pelo regime de Bashar Al-Assad contra a população síria.

O imã da Al-Azhar do Cairo – reconhecida instituição do islã sunita – reagiu pela primeira vez, publicamente, para dizer que a violência ultrapassou os limites.

A Arábia Saudita já tinha chamado o embaixador em Damasco para consultas sobre a situação na Síria e que o rei Abdullah classifica de “inaceitável.”

O Kuwait e o Bahrein seguiram o exemplo. Os analistas consideram, no entanto, que a reação peca por ser tardia.

A Liga Árabe que tinha já condenado a repressão, excluiu, entretanto, a possibilidade de recorrer a medidas drásticas para pôr fim à violência na Síria.

A comunidade internacional reagiu, na última segunda-feira (08), pela voz do enviado-especial da União Europeia para o Sul do Mediterrâneo:

“Deixamos muito claro que o regime ultrapassou os limites daquilo que é aceitável para a comunidade internacional. A violência exercida contra a população é inaceitável”, afirma Bernardino León.

As organizações de defesa dos direitos humanos garantem que mais de 2000 pessoas foram mortas desde o início das manifestações pró-democracia. O último fim de semana foi um dos mais sangrentos.

Fonte: Euronews

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.