Avançando no pacto de reconciliação... |
O movimento nacionalista Fatah e o partido islâmico Hamas decidiram no último domingo (7) resolver o tema da libertação dos presos políticos de ambas as partes em Gaza e na Cisjordânia antes do fim do mês de Ramadã.
Segundo a agência de notícias espanhola EFE, com base em informações da agência oficial de notícias egípcia Mena, o acordo foi alcançado na capital do Egito, Cairo, e os dois movimentos tomaram esta decisão durante uma reunião que ocorreu pela manhã.
O encontro tinha como objetivo avançar no pacto de reconciliação que as duas maiores fações palestinianas assinaram no dia 4 de Maio na capital egípcia.
A agência Mena assegurou que a reunião ocorreu num "ambiente positivo", o que mostra a vontade de ambas as partes em superar todos os obstáculos para alcançar a reconciliação nacional.
Os dois principais movimentos palestinianos comprometeram-se, por outro lado, a dar "passos de confiança" em busca da reconciliação.
Está previsto que ambas as partes se reúnam no início do mês de setembro para continuar as conversações sobre o tratado agora alcançado no Cairo.
Este acordo prevê a formação de um Governo de unidade nacional e a realização de eleições gerais em Gaza e na Cisjordânia no prazo de um ano.
Antes da assinatura deste tratado, os dois movimentos viveram em permanente confronto, em algumas ocasiões com violência, especialmente desde que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007, depois de expulsar os representantes do Fatah e da Autoridade Palestina.
Fonte: Jornal de Notícias
0 comentário(s):
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.