Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ex-ministro adverte sobre possível desastre do Estado de Israel

"O exército israelense é forte, mas terá
que passar por essa prova"
O ex-ministro israelense do Trabalho, Comércio e Indústria, Benjamin Ben-Eliezer, advertiu que Israel está se encaminhando para o pior desastre desde o estabelecimento de seu Estado.

Ben-Eliezer afirmou que "o protesto social está apenas começando" e destacou que poderia "piorar" em setembro, quando os palestinos planejam apelar na ONU pelo reconhecimento da condição de Estado.

O ex-funcionário também fez uma comparação entre Israel e a denominada "primavera árabe". "O que está ocorrendo em Israel faz parte da atmosfera geral. De repente, o civil entende que é forte, que tem poder", apontou.

Numa entrevista publicada no portal de notícias Ynet, o ex-ministro também sugeriu que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu resolva a crise mediante a transferência de fundos dos assentamentos para os projetos de habitações nas cidades e povos dentro das fronteiras de 1967, cortando orçamentos da Defesa, da mesma forma que Yitzhak Rabin fez.

"A coisa mais importante que Rabin fez foi dar uma ordem para congelar a construção nos assentamentos e a transferência de todos os fundos dos territórios (palestinos) a Israel. Depois, investiu tudo na construção e na infraestrutura destinada aos jovens casais."

Ben-Eliezer destacou que "milhares de milhões vão aos assentamentos, milhares de milhões têm desaparecido". "Se não determos, esse desastre será iminente. Essas pessoas sofreram o suficiente", considerou.

Além disso, o ex-ministro também afirmou que Netanyahu deve cortar o orçamento do Ministério da Defesa.

"Há uma relação entre a força nacional e a capacidade para cuidar das coisas de casa. Sempre fomos à guerra sabendo que tudo estava bem em casa. O exército israelense é forte, mas terá que passar por essa prova", disse Ben-Eliezer, que já foi ministro da Defesa.

No entanto, Ben-Eliezer declarou que Netanyahu, no entanto, tem apoio suficiente para manter sua coalizão estável. "Pode aguentar até o final, mas o que vai acontecer depois do que vimos na noite de sábado?", referiu-se aos protestos realizados no sábado passado por todo Israel.

Ben-Eliezer concluiu com um chamado a Netanyahu para que este dê um fim nos protestos antes de setembro: "Estamos no estado de emergência mais complexo desde a Guerra da Independência", finalizou.

Fonte: Iton Gadol/AJN
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.