Páginas

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A América Central frente ao Estado palestino

Os países integrantes do Sistema de Integração Centro-Americana (SICA) estão trabalhando em cima de um documento final para definir a sua posição frente à proposta de reconhecimento de um Estado palestino, o que será solicitado nas Nações Unidas durante o mês de setembro.

Assim confirmou o chanceler de Honduras, Mario Canahuati, que reafirmou que a decisão de seu país quanto ao Estado palestino surgirá de um acordo entre os membros do SICA.

No entanto, as declarações do ministro contrastam com o que foi afirmado pelo presidente Porfirio Lobo Sosa, que em Lima (Peru), após reunião com o chanceler palestino, expressou o respaldo hondurenho para que a Autoridade Palestina tenha um assento nas ONU.

Em vez disso, Canahuati declarou que "os presidentes na reunião do SICA colocaram em sua agenda qual seria a posição de todos os países da região".

"República Dominicana, Costa Rica e Nicarágua já aceitaram reconhecer o Estado palestino e apenas ficou pendente a posição final dos diferentes governos que integram o SICA, mas todos demonstraram intenção em apoiar o Estado palestino", acrescentou.

De acordo com as explicações do chanceler hondurenho, em declarações à imprensa de seu país, a intenção era fixar "uma posição parecida com a do Chile e do Peru, de tal maneira que o apoio ao Estado palestino fosse orientado a buscar um debate para resolução de qualquer diferença" com Israel.

"A intenção é continuar fortalecendo as relações tanto com o Estado palestino, quanto com o povo israelense, que tem sido amigo há muito tempo e, observando, logicamente, as possíveis repercussões em relação aos Estados Unidos", afirmou.

Estima-se que o documento final do SICA seja definido durante esta semana.

Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru, diferentemente, já deram seu apoio à criação do Estado palestino. Esses países se somaram à Cuba, Venezuela, Nicarágua, República Dominicana e Costa Rica, que haviam outorgado o reconhecimento diplomático com antecedência.

Fonte: Iton Gadol
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.