Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Embaixador dos EUA: reconhecimento da ONU não mudará a realidade do conflito

Encontro entre Estados Unidos e Israel
Dan Shapiro, o novo embaixador dos Estados Unidos em Israel, advertiu na quarta-feira (3) que os palestinos sabem que o reconhecimento da ONU não vai mudar a realidade deles. Mesmo assim, o funcionário apoiou a posição de Israel de que o conflito com os palestinos tem que ser resolvido mediante negociações diretas.

Em declarações difundidas por Radio Israel, Shapiro, que também foi assessor do presidente norte-americano, Barack Obama, disse que a oferta dos palestinos pelo reconhecimento das Nações Unidas, que será tratado em setembro, não vai mudar a realidade e que o conflito árabe-israelense só pode ser resolvido por negociações.

Além disso, o embaixador garantiu que o governo dos Estados Unidos seguirá tratando de encontrar uma fórmula para retomar as conversas de paz entre Israel e os palestinos. 

Shapiro assegurou que Obama e o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, mantêm fortes vínculos de trabalho e compartilham de confiança mútua.

De acordo com registros do Haaretz, o embaixador dos Estados Unidos também fez referências ao destituído presidente egípcio, Hosni Mubarak, que começou a ser julgado pela repressão violenta às revoltas populares que o derrubaram do poder no início do ano. Nesse sentido, Shapiro disse que Mubarak teve uma importante contribuição para com a paz no Oriente Médio, mas que o povo egípcio é quem agora determinará o seu destino e os Estados Unidos não interferirão no processo.

Pela manhã, o presidente Shimon Peres se reuniu com o embaixador numa cerimônia, na qual aceitou as credenciais do enviado especial dos Estados Unidos.

"Todos lemos os jornais e quero aproveitar esta oportunidade para expressar o meu agradecimento ao presidente Obama e dizer, em alto e bom som, que o presidente Obama é um amigo do povo judeu e do Estado de Israel, e não há dúvidas quanto a isso", disse Peres.

Depois da cerimônia, Peres e Shapiro debateram sobre as questões diplomáticas, incluindo os esforços palestinos para alcançar o reconhecimento de Estado nas Nações Unidas, previsto para setembro.

Peres advertiu que essa declaração será um erro quanto aos conflitos do Oriente Médio: "Uma declaração vazia produzirá apenas uma ilusão, causará danos a ambos os lados e não dará uma resposta às questões básicas, incluindo o terrorismo, o contrabando de armas e as tentativas do Irã de desenvolver uma bomba nuclear", disse o presidente israelense.

O presidente de Israel pediu negociações diretas com os palestinos para por fim ao conflito.

"Uma ampla maioria dos povos deseja paz", disse. "Eu sei que as diferenças podem ser superadas e, portanto, não podemos renunciar e devemos trabalhar com diligência para renovar o processo de paz", concluiu Peres.

Fonte: Iton Gadol
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.