Páginas

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ahmadinejad promete uma "resposta decisiva" a um ataque de Israel

"Se alguém lança uma pedra pequena, tu deves responder com uma maior. Nos defenderemos dentro de nossa capacidade", disse o presidente iraniano numa entrevista televisiva, enquanto que os russos tentam retomar as conversações nucleares.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, admitiu, ontem (14), a possibilidade de um ataque israelense ou americano ao seu pais, mas disse que a República Islâmica ofereceria uma "resposta decisiva" a tal investida. Os comentários do líder foram feitos numa entrevista com Rusia Hoy.

"Desejam fazê-lo, mas sabem de nosso poder. Sabem que daremos a eles uma resposta decisiva. Temos um ditado em nossa língua: 'Se alguém lança uma pedra pequena, tu deves responder com uma maior'. Nos defenderemos dentro da nossa capacidade", declarou.

Ahmadinejad disse que, apesar da intensificação no trabalho de construção nas centrífugas que podem enriquecer urânio mais rapidamente, o objetivo do Irã é desenvolver energia nuclear pacífica.

"Não queremos armas nucleares por umas poucas razões. É uma arma desumana. Por nossa fé, estamos contra ela. Nossa religião disse que é proibido, e somos um povo religioso. As armas nucleares não têm capacidade hoje em dia. Se qualquer país tenta construir uma bomba nuclear, de fato, gasta seu dinheiro em recursos e, posteriormente, cria um grande perigo para si mesmo", disse.

Também acrescentou: "Os americanos têm bombas nucleares e armas nucleares. Poderiam vencer no Iraque ou no Afeganistão? Poderiam, as armas nucleares, ajudar o regime sionista a vencer no Líbano ou em Gaza? Poderiam, as armas nucleares, ajudar a ex-União Soviética a não entrar em colapso? As armas nucleares são ferramentas do século passado. Este século é de conhecimento e pensamento. Este é o século dos seres humanos. É o século da cultura e do conhecimento".

Enquanto isso, a Rússia disse, ainda ontem, que tratará de reavivar as conversações nucleares entre o Irã e os maiores poderes econômicos e militares nesta semana, esperando que a sua relação especial com Teerã possa ajudar a dar vida às negociações que alguns analista consideram como "mortas na água".

O secretário russo do Conselho de Segurança Presidencial, Nikolai Patrushev, se encontrará com seu correspondente iraniano e com Ahmadinejad em Teerã amanhã, e espera que o plano russo para reiniciar as conversações que conflitaram em janeiro seja considerado.

Fonte: Iton Gadol
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.