Páginas

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Presidente do Sudão do Sul: Sem Israel, meu país não haveria surgido.

"Porque lutaram conosco para permitira o nosso estabelecimento..."
Israel enviará em breve uma delegação governamental ao Sudão do Sul para avaliar de que maneira poderá ajudar no desenvolvimento desse novo país, informou o Escritório do Primeiro-Ministro depois que Benjamin Netanyahu recebeu o presidente Salva Kiir, numa das suas primeiras visitas ao estrangeiro desde a declaração de independência em julho.

Diplomatas em Jerusalém revelaram que ele chegou depois da meia-noite de quarta-feira para uma visita de trabalho de menos de 24 horas.

Antes de se reunir com Netanyahu, Kiir visitou o memorial do Holocausto em Yad Vashem e se encontrou com o presidente Shimon Peres.

"Estou muito comovido por estar em Israel e caminhar pelo solo da Terra Prometida, e comigo está todo o povo sul-sudanês", admitiu o visitante. "Sem vocês não teria surgido o novo país, porque lutaram conosco para permitir o estabelecimento de Sudão do Sul, e estamos interessados em aprender da experiência de vocês", prosseguiu, segundo a Residência Presidencial.

Enquanto isso, Peres declarou que quando era vice-ministro da Defesa na década de 1960, reuniu-se junto com o primeiro-ministro, Levi Eshkol, em Paris, e líderes locais do sul do Sudão, e os ajudaram no desenvolvimento da agricultura e da infraestrutura.

O presidente do Estado judeu antecipou que "Israel tem apoiado e continuará apoiando seu país em todas as áreas, com o objetivo de fortalecê-lo e desenvolvê-lo".

"Sabemos que lutaram bravamente e sabiamente contra o vento e a maré para estabelecerem seu país, e para nós, o nascimento do Sudão do Sul é um marco na história do Oriente Médio e na promoção dos valores de igualdade, liberdade e busca da paz e de boas relações entre os vizinhos", acrescentou.

Os líderes israelense e Kiir também dialogaram sobre a imigração ilegal de africanos para Israel e a respeito da possibilidade de repatriar os sul-sudaneses.

Fonte: Israel en 360º
Tradução: Jônatha Bittencourt

1 comentário(s):

vitorferolla disse...

Que interessante!

Fico mt feliz c/ essa amizade, com certeza será de grande benção p/ o Sudão do Sul.

Gn 12.3


abração,
Fique na graça!

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.