Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Iniciam os preparativos para a segunda etapa da troca de prisioneiros por Shalit

Um funcionário militar israelense chegou ao Cairo para tratar sobre a realização da segunda etapa de um acordo de troca de prisioneiros entre Israel e o movimento palestino Hamas. Israel libertou 477 prisioneiros palestinos em outubro, em troca do soltado israelense Gilad Shalit, na primeira etapa do acordo firmado pelo Egito que implica na liberação de, no total, 1.027 palestinos.

"As conversações também serão sobre o desenvolvimento das relações entre o Egito e Israel, e a cooperação para preservar a segurança ao longo da fronteira comum de ambos países."

No mês passado, um funcionário do Hamas disse que a segunda etapa da troca de prisioneiros deve ser concretizada no dia 19 de dezembro, quando serão liberados mais 550 prisioneiros palestinos.

Enquanto isso, o novo embaixador de Israel no Egito se dispõe a chegar ao Cairo nesta semana, depois da retirada do seu antecessor, devido ao ataque de manifestantes contra a embaixada em setembro.

Yaakov Amitai, o novo embaixador, substituirá Yitzhak Levanon, que esteve à frente da sede diplomática até que fosse atacada durante os protestos pelo assassinato, em agosto, de guardas egípcios por parte das tropas israelenses.

Levanon voltou ao Egito em novembro para as reuniões de despedida com diplomatas extrangeiros e egípcios antes de completar seu mandato. O novo enviado, que havia sido nomeado para cumprir uma missão de 10 meses, estaria chegando ao Cairo para começar a trabalhar.

Um porta-voz da chancelaria israelense disse que Amitai fala árabe com fluência e que já serviu na embaixada do Cairo. Uma fonte israelense disse, no mês passado, que Amitai apresentará suas credenciais em dezembro, mas esclareceu que a embaixada não voltaria às suas atividades normais até que fosse garantida a segurança do lugar.

Fonte: Israel en 360º
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.