Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Irã bombardeará a Turquia se for atacado

"Temos o direito natural de nos defendermos."
Um alto funcionário iraniano confirmou que o Irã atacará "categoricamente" posições da OTAN na Turquia se as suas instalações forem atacadas, destacou uma reportagem do jornal turco Hurriyet.

"Estamos acompanhando de perto as relações com a Turquia na Comissão de Segurança Nacional do Parlamento. O Irã advertiu a Turquia antes da instalação dos sistemas que terão graves consequências", afirmou Hussein Ibrahimi, vice-presidente da Comissão de Segurança Nacional e Política Exterior do Parlamento iraniano.

Ibrahimi também se referiu às ameaças similares, realizadas em novembro, por Amir Ali Hajizadeh, comandante da divisão aeroespacial da Guarda Revolucionária. "As declarações do general Hajizadeh são completamente corretas e, se formos atacados, temos o direito natural de nos defendermos", expôs Ibrahimi, em declarações citadas pelo rotativo turco.

Teerã manifestou sua irritação a Turquia, em setembro, por ter resolvido implantar, em seu território, o sistema de alerta precoce da OTAN. O Irã disse que o dispositivo de radares avançados faz parte de um complô dos Estados Unidos para proteger Israel de um contra-ataque se o Estado judeu atacar as plantas nucleares iranianas.

Via: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.