Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Irmandade Muçulmana egípcia se fortalece na segunda etapa eleitoral

"Uma islamização fragmentará
o tecido político no Egito" 
Os resultados da segunda etapa das eleições pelo parlamento egípcio demonstram que o êxito dos partidos islâmicos na etapa anterior não foi mera casualidade. Quase um mês depois da primeira fase, na qual alcançaram mais de 60% dos votos, a comissão eleitoral declarou ontem que na segunda fase esses partidos reuniram 70% dos votos. A Irmandade Muçulmana venceu com 47% e os salafistas, considerados muçulmanos extremistas, somaram 20%.

De nove províncias, onde votaram cerca de 7 milhões de eleitores, constata-se que a Irmandade Muçulmana, representada pelo Partido da Liberdade e Justiça, ganhou 86 das 180 cadeiras. O partido Al Nur, identificado com os salafistas, ganhou mais de 30. O partido laico liberal obteve só 15% dos votos.

Desde a publicação dos resultados da primeira etapa surgiu um pesado temor nas cúpulas militar e política do Egito por uma derrota. Assessores da ala militar destacam que toda tentativa de criar um estado islâmico seria uma linha vermelha, segundo o seu ponto de vista. Um dos ministros do governo advertiu: "Uma islamização fragmentará o tecido político no Egito". A partir dessas reações, os representantes da Irmandade Muçulmana chamaram seus rivais a aceitar a vontade do povo.

Fonte: CIDIPAL
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.