Páginas

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Irmandade Muçulmana vence 2º turno no Egito

O grupo venceu 24 das 44 disputas distritais que foram
para segundo turno, seus aliados conquistaram 4 delas.
A Irmandade Muçulmana conquistou a maioria das vagas parlamentares em disputa no segundo turno da eleição distrital egípcia, disseram as autoridades na quarta-feira (7), em um resultado que consolida o favoritismo do grupo islâmico nas várias etapas do processo eleitoral.

A apuração indica que o eleitorado liberal acabou votando no moderado Partido Liberdade e Justiça (PLJ), braço político da Irmandade, para evitar a vitória do partido ultraconservador Al-Nur, ligado ao movimento islâmico salafista.

A perspectiva de que políticos islâmicos assumam o poder no mais populoso país árabe causa preocupação nos Estados Unidos, que são um importante aliado ocidental do Egito, e em Israel, que espera preservar seu histórico tratado de paz com o país vizinho.

O grupo venceu 24 de 44 disputas distritais que haviam ido para segundo turno, e seus aliados conquistaram outras 4 dessas vagas. A apuração em oito distritos foi suspensa devido a contestações judiciais, mas o PLJ deve vencer em seis deles.

Os cristãos egípcios têm sido muito confrontados durante essa fase de transição de governo. Apesar dos protestos que estão acontecendo nos últimos tempos, os direitos deles não tem sido respeitado pelas autoridades do país.

Fonte: Reuters
Via: Missão Portas Abertas

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.