Páginas

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ONU: Conselho de Segurança não chega a acordo sobre Palestina

O Conselho de Segurança da ONU não pôde chegar a um acordo sobre a admissão da Palestina como membro, segundo um rascunho do relatório de um comitê obtido pela AFP.

"O comitê foi incapaz de fazer uma recomendação unânime ao Conselho de Segurança", diz o relatório, que se soma aos obstáculos enfrentados pelo pedido feito pelo presidente Mahmoud Abbas em 23 de setembro para a admissão à ONU de um Estado palestino de pleno direito.

Os Estados Unidos prometeram bloquear uma eventual aprovação da demanda palestina no Conselho de Segurança, de 15 membros, onde têm direito a veto, mas o comitê que analisa a questão ainda precisa considerar o tema.


O rascunho do relatório não diz quais países apoiam e quais se opõem ao pedido palestino ou se há uma maioria a favor ou contra. Simplesmente afirma que "foram expressados diferentes pontos de vista".

O comitê se reunirá na sexta-feira, quando deverá decidir que ação tomará a esse respeito. O relatório poderá mudar até lá.

Um voto final favorável no Conselho de Segurança necessitaria de nove votos a favor e nenhum veto dos cinco membros permanentes.

Brasil, China, Índia, Líbano, Rússia e África do Sul apoiaram publicamente a posição dos palestinos, enquanto Nigéria e Gabão não indicaram qual seria seu voto, mas a espectativa é que também apóiem a admissão da Palestina como Estado-membro.

Além do anunciado veto americano, Grã-Bretanha, Colômbia e França anunciaram em uma reunião do comitê na semana passada que se absteriam.

A Alemanha ainda não divulgou sua posição, apesar de se esperar uma abstenção ou um voto contrário, segundo fontes diplomáticas, e se prevê também a abstenção de Portugal e Bósnia.

Fonte: AFP / ANP

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.