Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Fórmula do Sucesso

"Um grupo de pessoas loucas veio aqui para
tentar cumprir um sonho de 2.000 anos"
Israel tem, atualmente, quase 4.000 empresas startup*, uma quantidade que supera a de qualquer outro país, com exceção dos Estados Unidos, de acordo como Centro de Investigação Israel Ventura Capital.

Entre as exportações de Israel, estão os serviços tecnológicos.

Em 2010, o fluxo de capital de risco subiu para US$ 884 milhões. Resultado: as exportações israelenses estão avaliadas em US$ 18.400 milhões por ano. Essa soma representa mais de 45% das exportações israelenses, segundo o Bureau Central de Estatísticas.

Israel é um líder mundial quanto à porcentagem de sua economia que é destinada ao investimento em pesquisa e desenvolvimento. Ao comparar o tamanho da sua população com o número de novas empresas e de engenheiros, Israel ocupa a primeira colocação.

Mesmo assim, também é o primeiro no que se refere ao investimento per capita em capitais de risco. Nada mal para um país com cerca de 8 milhões de habitantes, muito menos que em Moscou ou em Nova York.

O empreendedor Yossi Vardi destacou que existe um conjunto de fatores aos quais se pode atribuir a transformação de Israel num "milagre" dos startup.

Vardi investiu em mais de 80 companhias de tecnologia de ponta. Uma delas foi a responsável pelo serviço de mensagens na internet, o ICQ. Vendeu muitas ferramentas como essa para gigantes tecnológicos como AOL, Microsoft, Yahoo e Cisco.

"Se tu vês como este país foi criado, consegues te dar conta de que foi um startup em grande escala", destacou Vardo, que também tem sido chamado de "padrinho" da indústria de alta tecnologia. "Um grupo de pessoas loucas veio aqui para tentar cumprir um sonho de 2.000 anos".

Em apenas poucas décadas, os startups israelenses desenvolveram tecnologias inovadoras nas áreas como a computação, as tecnologias limpas e as ciências da vida, isso para mencionar só de algumas das categorias.

"Olhe para a agricultura, para a indústria de defesa, para as universidades daqui", disse Vardi. "A alta tecnologia é uma 'história' muito popular nestes dias, pois a internet deu muita visibilidade, mas a história da cultura e do espírito é uma parte dos genes culturais do povo israelense".

Trecho extraído de "Israel aspira ser el Silicon Valley del mundo"
Fonte: BBC / Via: Es-Israel.Org
Tradução: Jônatha Bittencourt


*startup: é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza. Definição por Yuri Gitahy, publicada em Exame.com.

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.