Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Inteligência israelense: "Turquia a ponto de intervenção militar na Síria"

As forças de segurança israelenses disseram na quarta-feira que acreditam que a Turquia está a ponto de iniciar uma intervenção militar na Síria, com o objetivo de criar uma zona segura para os ativistas da oposição.

Até agora, Ankara abrigou 20.000 refugiados que fugiram da repressão das forças de segurança do presidente sírio, Bashar al-Assad, e também albergou grupos sírios de oposição.
No entanto, nos últimos dias, funcionários israelenses disseram que de acordo com a avaliação atualizada da situação, espera-se que a Turquia estabeleça zonas de segurança na fronteira com a Síria, o que permitiria aos grupos armados da oposição uma possível resguarda e organização contra o regime sírio.

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, endureceu, recentemente, a sua postura contra Assad, e sugeriu pela primeira vez a possibilidade de intervenção estrangeira.

De acordo com várias informações, há uma região em Idlib, próxima à fronteira com a Turquia, que tem o potencial de se tornar independente, já que o exército da Síria perdeu o controle para os rebeldes da localidade. Essa não seria a primeira vez, já que a cidade líbia de Bengasi também foi tomada pelos rebeldes no início da revolução e acabou se tornou uma base temporária para o movimento de oposição.

Fonte: Israel en 360º
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.