Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hamas e Fatah dizem abrir uma nova página

O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e o líder do Hamas, Khaled Mashaal, afirmaram ter minimizado suas diferenças e que estão abrindo uma nova página na conflitante relação entre ambos grupos, após um encontro no Cairo, primeira vez desde 2007.

Os dois líderes se reuniram num período de duas horas em seu primeiro encontro de trabalho desde que o grupo fundamentalista islâmico Hamas se apoderou da Faixa de Gaza em 2007, deixando Abbas com o controle exclusivo da Cisjordânia.

Abbas e Mashaal estão tratando de fechar um acordo para constituir um governo de unidade transitório e convocar eleições para o mês de maio.

Mashaal disse que "com este encontro abrimos uma nova página" e o Hamas afirmou que "não há diferenças em nenhum dos temas".

Nenhum deles entrou em detalhes. Izzat Rishek, oficial do Hamas, afirmou que ambos dirigentes decidiram levar adiante as eleições, como está programado.

O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que, para desbloquear as estancadas negociações de paz, a Autoridade Palestina deveria "deter o processo de reconciliação com o Hamas e se abster da tomada de medidas unilaterais".

Fonte: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.