Páginas

domingo, 20 de novembro de 2011

Assad volta a desafiar a comunidade internacional; oposição apresenta plano

"Meu papel de presidente está em ação..."
O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou que o país não se inclinará ante uma intervenção militar internacional contra a repressão do regime à oposição, em uma entrevista ao jornal britânico The Sunday Times, horas antes do Conselho Nacional Sírio (CNS), que reúne a maioria das tendências contrárias ao regime, revelar um projeto de programa político, que prevê o fim do atual governo e eleições após uma transição de um ano.

Assad disse que está totalmente disposto a combater e morrer se for obrigado a enfrentar forças estrangeiras, afirmou sentir pena por cada gota de sangue derramada no país e que o regime deve velar pelo respeito da lei ante grupos armados.

"Meu papel de presidente está na ação, não em discursos ou na pena. Meu papel é pensar as decisões que deveria tomar para evitar mais sangue derramado", declarou.

"A única solução é buscar as pessoas armadas, expulsar os grupos armados, impedir a entrada de armas e munições a partir de países vizinhos, impedir a sabotagem e fazer respeitar a lei e a ordem", completa Assad.

"O conflito continuará e a pressão para submeter a Síria continuará. A Síria não se inclinará", completou.

Assad também acusou a Liga Árabe de criar um pretexto para uma intervenção militar ocidental que, repete, provocaria um "terremoto" na região.

"Uma intervenção militar desestabilizaria toda a região e afetaria todos os países", adverte.

A violência não deu trégua no sábado na Síria, com pelo menos 17 mortos, incluindo 11 civis, antes do fim do ultimato da Liga Árabe para que o regime interrompa a repressão da revolta popular.

"Este ultimato foi para mostrar que há um problema entre os árabes e proporcionar um pretexto aos países ocidentais para uma intervenção militar na Síria", analisa.

Damasco não respondeu oficialmente a Liga Árabe, que deu prazo de três dias sob pena de sanções sanções econômicas, depois de suspender a Síria dos trabalhos da organização.

A oposição não demorou a reagir às declarações de Assad.

O projeto do CNS, divulgado na internet, afirma que a "queda do regime sírio e de todos os seus
símbolos é o objetivo deste conselho que representa a maior parte das forças políticas, grupos da oposição e movimentos que lideram a contestação".

"O conselho trabalha para construir um Estado civil, democrático e pluralista, com um sistema parlamentar", completa o CNS, que prevê a igualdade entre os cidadãos, a separação dos poderes, a proteção e a garantia dos direitos das minorias.

Segundo o projeto, o CNS dirigirá o país com a instituição militar durante o período transitório para preservar a unidade e a segurança.

"Será formado um governo temporário encarregado de celebrar eleições livre ao fim de um ano sob supervisão árabe e internacional para designar uma Assembleia Constituinte com a missão de elaborar uma nova Constituição", completa o texto.

Fonte: ANP / AFP

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.