Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Enviado especial recebe carta da Síria prometendo fim de ataques

Kofi Annan
O enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, informou ter recebido garantias do governo sírio sobre o fim dos ataques até esta quinta-feira no país. A carta foi assinada pelo chanceler sírio que também alertou sobre o direito que o país tem de responder a qualquer agressão.

Oposição

O prazo final para o cessar-fogo é até 6 h da manhã (horário de Damasco) deste 12 de abril. Pelo horário de Brasília, o prazo expira às 11 da noite desta quarta-feira. Segundo o porta-voz de Annan, ele deverá falar ao Conselho de Segurança sobre o tema nesta quinta-feira.

De acordo com a ONU, mais de 9 mil pessoas já morreram nos confrontos entre tropas sírias e opositores do presidente Bashar al-Assad. Os combates começaram em março de 2011, quando manifestantes saíram às ruas para pedir reformas democráticas na Síria.

Na carta, recebida por Kofi Annan, o governo sírio disse que o país tem "direito de responder a todos os ataques do que chamou de terroristas contra contra civis, forças do governo ou locais de propriedades pública e privada".

Kofi Annan sugeriu aos sírios um plano de paz com seis pontos entre eles o fim imediato da violência e a passagem de ajuda humanitária.

Por Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York

O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.