Páginas

sábado, 21 de abril de 2012

Coronel israelense é afastado do cargo após agredir ativistas palestinos

"A lei tem sido escassamente aplicada em casos de violência
das FDI dirigidos contra palestinos nos territórios."
Um vídeo filmado pela televisão palestina mostra o Coronel Shalom Eisner ferindo o ombro de uma mulher antes de golpear um ativista dinamarquês com seu rifle M-16 em Israel. Após isso, atacou outro manifestante e, segundos depois, puxou o cabelo de outra mulher. O oficial das Forças de Defesa de Israel (FDI) também foi visto batendo em outro ativista pelas costas.

As imagens, que documentaram vários minutos do evento que ocorreu na Rota 90 no último sábado, mostram ativistas anarquistas se preparando para andar na rota e tendo seu caminho bloqueado pelas forças do exército israelense. Vê-se, também, um dos militantes, que tem uma camiseta escura, ferindo a perna de um dos soldados. Isso desencadeou o confronto entre os oficiais e os manifestantes, durante o qual o Coronel Eisner declarou o protesto como ilegal. Gritou "movam-se" e "saiam daqui".

Logo após, os soldados tomaram as bicicletas dos ativistas e as jogaram numa vala ao lado da pista. Ao final do vídeo, pode-se ver os ativistas saindo com elas.

A diretora executiva de B'Tselem, Jessica Montell, disse que os vídeos refutam as reclamações que sugerem que os manifestantes haviam tomado atitudes violentas antes de serem atacados pelos soldados. Disse que o fato demonstra o sentimento de imunidade de Eisner e destacou que a lei tem sido escassamente aplicada em casos de violência das FDI dirigidos contra palestinos nos territórios.

Na quarta-feira, o chefe do exército israelense, Benny Gantz, ordenou que Eisner seja afastado de seus deveres como vice-comandante da Brigada do Vale do Jordão das FDI devido às "falhas operacionais e éticas".

Segundo declarações do exército, a declaração se fez após uma investigação inicial devido à conduta de Eisner. Gantz também ordenou que o oficial não seja elegível para nenhuma possibilidade de promoção nos próximos dois anos.

Fonte: AJN
Tradução livre: Jônatha Bittencourt

O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação. 

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.