Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estabelecimento do Estado de Israel: "O ato mais criminoso que o mundo já viu"

A duplicidade da Autoridade Palestina tem sido registrada
desde o início das negociações com Israel em 1993.
Em sua carta ao primeiro-ministro Netanyahu há duas semanas, o líder da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas escreveu: “Eu tenho estado determinado a acabar com a divisão do meu povo através da reconciliação nacional de acordo com o meu programa político, o qual respeita os acordos assinados, reconhece a Estado de Israel e renuncia à violência”. Em linguagem diplomática e com referências ao direito internacional e às resoluções da ONU, a carta continua a listar o quão bem a AP cumpriu com as suas obrigações, enquanto Israel tem bloqueado e sabotado todas as tentativas de alcançar a paz.

Mas, no canal de TV oficial da AP a mensagem é outra. Neste mês, pela 27ª vez, o canal de TV transmitiu uma música que apresenta todo Israel como terra palestina. O texto da canção diz, entre outras coisas: “Eu estou voltando para você... Oh, terra! De Rafa a Rosh Hanikra nossa costa, e Beit Shean”. Estas são as cidades mais a oeste e leste de Israel.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Repensar a relação entre o Brasil e o Irã

O maior índice per capita no mundo de execuções, castigos
bárbaros como o apedrejamento, uma política de tortura e
estupro de prisioneiros políticos e leis que discriminam
cidadãos em função da religião.
Pense num país presidido por uma vítima de tortura. Agora imagine tal país junto a um governo despótico, onde há perseguição política e religiosa.

Imagine um governo com uma presidente que foi no passado prisioneira política e vitima de tortura. Agora imagine esse mesmo governo tendo relações diplomáticas estreitas e comércio de US$ 2,3 bilhões com um governo autoritário que considera as mulheres cidadãs de segunda classe e sujeita os seus cidadãos à tortura e à perseguição simplesmente em função das sua posição política ou religiosa.

Lamentavelmente, não é necessário imaginar, porque se trata das relações do Brasil democrático com o Irã, autoritário e teocrático.

AIEA: Irã pode ter apagado evidências de desenvolvimento de bombas atômicas

Semana passada foram constatadas via satélite "amplas
atividades" nas instalações de Parchin.
Altos funcionários da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) se reuniram com diplomatas para uma sessão informativa a portas fechadas. Foram divulgadas imagens de satélites de 25 de maio que indicariam que o Irã teria efetuado "atividades de raspagem da terra" para apagar evidências que comprovam o desenvolvimento de bombas atômicas na base militar de Parchin.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Irã acusa Israel de estar por trás de ataque cibernético

Yaalon: "Vale tudo para deter o programa nuclear iraniano"
A República Islâmica do Irã culpou Israel pelo recente ataque de um vírus cibernético. O vírus "Flame" provocou danos consideráveis, resultando na perda e no comprometimento de dados importantes, informou o centro iraniano Maher.

Até agora não foram identificados os responsáveis pelo incidente, mas especialistas acreditam que, devido à sua complexidade, apenas um país pode ter desenvolvido o vírus.

Vírus espião ataca computadores do Irã

"A arma cibernética mais sofisticada do mundo"
A empresa de segurança cibernética Kaspersky anunciou a descoberta de um vírus, chamado "Flame", projetado para recolher e apagar informações sigilosas, principalmente em países do Oriente Médio.

Segundo a Kaspersky, essa é "a arma cibernética mais sofisticada do mundo", pois tem a capacidade de fotografar a tela do computador, ativar o microfone interno (se tiver) para gravar conversas e copiar as mansagens do bate-papo.

YouTube: "Brasil não está livre do terrorismo islâmico"

Policiais israelenses condenados por homicídio pelo abandono de palestino ferido

"Ninguém com compaixão no coração
teria tomado essa decisão..."
Dois oficiais da polícia israelense, Baruch Peretz e Asaf Yekutieli, foram condenados por homicídio negligente após abandonarem um palestino gravemente ferido em um buraco. Pouco depois ele veio a morrer.

Para Haim Lirán, juiz que julgou o caso e rejeitou todos os argumentos de defesa, condenando os policiais por um delito que tem pena máxima de três anos de prisão, “nenhuma pessoa com olhos no rosto e compaixão no coração teria tomado a decisão que eles tomaram”.

Imigrantes ilegais chegam a 25% em Tel-Aviv

O número de africanos ilegais em Israel
cresce num ritmo acelerado.
Os africanos que ingressaram no Estado de Israel ilegalmente já representam cerca de 25% nos bairros de Tel-Aviv, segundo dados oficiais. Existem aproximadamente 25 mil africanos no sul de Tel-Aviv. Já em Eilat, localizada ao extremo sul, são 5 mil, mais de 10% da população turística da cidade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Resultado da Promoção de Aniversário do Projeto Cessar-Fogo

Bem, estamos no dia 28 de maio. Conforme o prometido há 1 mês, chegou a hora de revelar quem foi o sorteado da promoção de aniversário do projeto Cessar-Fogo! Para o sorteio foi utilizado o Random.org, um site que disponibiliza uma ferramenta irlandesa de randomização utilizada desde 1998 para administrar sistemas de jogos e apostas.

Quem completa 1 ano de aniversário é o Cessar-Fogo, mas quem ganha o presente de aniversário desta vez é:

Umberto Gruber

Parabéns, Umberto! Entraremos em contato com você para que esteja em mãos, dentro de alguns dias, um belo exemplar do livro "Filho do Hamas", escrito por Mosab Hassan Yousef. Quem quiser pode clicar aqui para conferir o primeiro capítulo do livro ou aqui para adquiri-lo.

Para todos que participaram aqui vai o nosso muito obrigado. Nós, Vítor Ferolla e eu, agradecemos pelo apoio e cooperação dedicados para divulgar este novo projeto. Parabéns para todos: o projeto e os seus leitores.

Jônatha Bittencourt
O Editor

domingo, 27 de maio de 2012

Jornalista brasileiro é detido na Síria; Itamaraty diz que ele não sofre ameaças

Nesta sexta-feira (25/5), foi confirmado que o jornalista brasileiro Klester Cavalcanti está detido na Síria, informou a Globo News. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores Tovar Nunes disse que não pode repassar nenhuma outra informação para não atrapalhar a negociação com as autoridades sírias. Local, data e o motivo da prisão não foram revelados. Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, o jornalista já estaria solto e recebendo assistência da embaixada.

sábado, 26 de maio de 2012

AIEA descobre urânio enriquecido a mais de 20% no Irã

Abaixo de 90%, mas acima de 20%, aptos para uma
possível produção de material bélico.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou nesta sexta-feira a descoberta de partículas de urânio enriquecido a mais de 20% em instalações nucleares no Irã, algo que atribuiu a um erro técnico, uma explicação considerada crível por vários especialistas.

Em um relatório divulgado nesta sexta-feira, a agência atômica da ONU informou que encontrou em fevereiro nas instalações subterrâneas de Fordo, 150 km ao sul de Teerã, amostras que continham "partículas cujo nível de enriquecimento atingia 27%".

2º turno das eleições presidenciais do Egito serão entre o Antigo Regime e a Irmandade Muçulmana, declara o partido islamita

Antigo Regime vs. Irmandade Muçulmana
O candidato da Irmandade Muçulmana para a presidência do Egito, Mohamed Mursi (25% dos votos), disputará o segundo turno das eleições diante do último primeiro-ministro de Hosni Mubarak e ex-chefe da Força Aérea egípcia, Ahmed Shafiq (23%), segundo informou o porta-voz da Irmandade Muçulmana, Murad Ali.

Os egípcios deverão decidir por um candidato islamita ou pelo estreitamento com o antigo regime.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Israel teme que as conversações com o Irã sejam apenas uma conversa de bazar do Oriente Médio

Yukiya Amano, chefe da AIEA, muito otimista quanto
às conversações realizadas com o Irã.
Após a reunião entre a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e o Irã, foram difundidos relatórios otimistas de que o Irã está finalmente se rendendo às exigências internacionais acerca da supervisão do seu programa nuclear. O chefe da AIEA, Yukiya Amano, disse após a reunião em Teerã na terça-feira que, apesar de algumas diferenças restantes, um acordo foi alcançado que permitirá que suas organizações reiniciem o seu trabalho de supervisão no Irã. Este trabalho foi suspenso por quatro anos devido à recusa iraniana de cooperar.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Mahmoud Abbas ameaça ir à ONU para declaração do Estado palestino sem negociar com Israel

Após Israel negar as pré-condições estabelecidas pelos palestinos para a volta à mesa de negociações, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, ameaçou novamente buscar na ONU o reconhecimento do Estado palestino. A medida seria unilateral, ou seja, não haveria mais negociações com os israelenses e a ONU decidiria positivamente ou não o estabelecimento do Estado da Palestina.

Israel lança campanha pelas vítimas de terrorismo das Olimpíadas de 72

Terroristas se aproveitaram da precariedade da segurança de
Munique e investiram num atentado de repercussão global.
Durante os Jogos Olímpicos de 1972, em Munique (Alemanha), onde a nação que havia sido completamente dominada pelos nazistas havia se preparado – por mais que precariamente – para abraçar um evento mundial e com a presença de israelenses, o pior veio a acontecer. Numa ação terrorista orquestrada pelo grupo palestino Setembro Negro, 11 atletas israelenses vieram a ser brutalmente assassinados.

Eleições no Egito provocam enxurrada de cartuns

Desde os protestos na praça Tahrir, os cartunistas
também têm mais liberdade.
Os mais populares cartunistas egípcios podem se esbaldar. Hoje e amanhã (a matéria foi originalmente publicada no dia 23 de maio) 52 milhões de eleitores poderão votar para escolher o novo presidente. Treze candidatos asseguram ser o líder ideal para o Egito pós-Primavera Árabe. As opiniões variam sobre quão democrática será esta eleição. Para muitos, a poderosa alta cúpula do exército é uma pedra no sapato.

Ameaça põe em alerta Consulado de Israel em SP

Segundo o cônsul israelense, o governo brasileiro já foi
nformado sobre a possibilidade de um ataque terrorista.
O governo israelense, com base em informações sigilosas, alertou o Consulado-Geral de Israel em São Paulo para a possibilidade de um atentado do grupo extremista libanês Hezbollah na capital paulista. A representação diplomática entrou em estado de alerta.

A informação foi dada ao Estado pelo cônsul israelense, Ilan Sztulman, que confirmou ter recebido instruções de seu governo para reforçar a segurança nos arredores do consulado e nas instituições judaicas paulistas. Ele mesmo declarou ter alterado a rotina e cancelado compromissos por motivos de segurança. "Estamos temerosos e com cautela. Tomamos medidas de precaução extrema no trabalho do consulado e de entidades da comunidade judaica", disse nesta quarta-feira, 23, o diplomata, que está no cargo desde 2010.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Médico que ajudou a capturar Bin Laden é condenado a 30 anos de prisão

O médico paquistanês que ajudou a CIA a identificar Osama Bin Laden foi condenado a pelo menos 30 anos de prisão por traição.

Shakil Afridi fingiu realizar um programa de vacinação para identificar o DNA do líder da Al-Qaeda. O objetivo era recolher uma amostra de sangue de uma das crianças no composto em Abbottabad, onde Osama vivia com familiares, para compará-lo com o DNA da família de Bin Laden.

O governo americano havia pedido para que Afridi fosse solto, dizendo que ele ajudou tanto os EUA como o Paquistão.

Fonte: BBC

terça-feira, 22 de maio de 2012

Confronto entre colonos judeus e palestinos passará por investigação policial

Conforme publicação de Israel Hayom, a Polícia Distrital da Judeia e Samaria (Cisjordânia) está investigando o recente confronto entre colonos israelenses de Yitzhar e palestinos residentes das proximidades do vilarejo de Asira al-Qibliya.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

General reafirma o compromisso iraniano com a total aniquilação de Israel

O general iraniano não é o primeiro do seu país a demonstrar
tal posicionamento quanto ao Estado de Israel.
Segundo informações veiculadas pela agência de notícias Aurora, o chefe do exército do Irã, Hassan Firuzabadi, disse que a nação iraniana "segue comprometida com a total aniquilação do regime sionista (Israel)".

O general iraniano afirmou que "as ameaças e pressões não convencerão o Irã de deixar suas causas e ideais revolucionários". Na visão de Firuzabadi, o mundo "deve compreender a ameaça e o perigo que está por trás do regime sionista".

domingo, 20 de maio de 2012

Mahmoud Abbas: “Os judeus não fazem parte da história de Jerusalém”

"O opressor não continuará em Jerusalém; a opressão
não irá continuar. A vitória virá, quando Alá quiser."
O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, continua a negar os 3.000 anos da história de Israel em Jerusalém, informou o Palestinian Media Watch. Abbas declarou, no início deste mês, que Jerusalém é apenas uma cidade árabe, muçulmana e cristã. Quanto à presença e às atividades israelenses na região, considerou “judaização” e uma tentativa de roubar a “cultural, humana e religiosa história islâmico-cristã”.

Brasil, Colômbia ou Bolívia podem ser alvo de atentado terrorista nos próximos dias

Entre maio de 2011 e fevereiro de 2012, Irã e Hezbollah
lançaram uma campanha contra alvos israelenses no exterior.
Segundo informações veiculadas em El Reloj e Iton Gadol, o grupo terrorista libanês Hezbollah em ação conjunta com as brigadas Al Quds estão planejando um atentado terrorista contra alvos judeus ou israelenses no Brasil, na Bolívia ou na Colômbia. O analista internacional Horacio Calderón havia adiantado essa possibilidade na segunda-feira passada via Radio Jai e Angel Schindel, vice-presidente de DAIA, afirmou que “devemos nos preocupar mas não nos alarmar”.

Oposição da Síria declara que Israel é o principal aliado de Assad

"Estamos convencidos de que o principal aliado do regime
a Síria é Israel", declarou o líder da oposição síria.
O líder da oposição síria, Burhan Ghalioun, afirmou que o regime sírio assinou um acordo com Israel, o qual classificou como "o principal inimigo da revolução síria". Numa entrevista oferecida ao jornal saudita al Youm, Ghalioun negou a possibilidade de normalização das relações com Israel se o regime do presidente Bashar al-Assad chegar a cair.

"Estamos convencidos de que o principal aliado do regime da Síria é Israel", manifestou ao periódico, e acrescentou que a falta de ação da comunidade internacional sobre a Síria provém da preocupação pela segurança de Israel.

sábado, 19 de maio de 2012

“Não há futuro para Israel na terra da Palestina”, declara o Hamas

"Nunca reconheceremos Israel."
Segundo informações publicadas pelo jornal The Jerusalem Post, o primeiro-ministro do Hamas, Ismail Haniyeh, disse para uma delegação pró-palestina internacional que não há futuro para Israel “na terra da Palestina”. A autoridade do Hamas evocou os primórdios da organização extremista ao declarar que “nós precisamos viver em busca do nosso lema… que diz que nós nunca reconheceremos Israel”.

Em 1988, quando o Hamas foi fundado, foi estabelecida uma Carta de Fundação, o Pacto do Hamas, com 36 pontos que sempre foram os principais objetivos da organização. Conheça alguns dos pontos mais polêmicos e entenda onde se baseia o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) para promover, ainda nos dias de hoje, esse discurso de ódio.

EUA está pronto para atacar o Irã

Nos próximos dias, o Irã se reunirá com a AIEA e com
membros Conselho de Segurança da ONU e Alemanha.
Após muita conversa com os iranianos, os Estados Unidos resolveram deixar bem claro que os planos para um possível ataque ao Irã estão prontos e a opção está “totalmente disponível”.

Os comentários foram realizados pelo embaixador norte-americano em Israel, Daniel Shapiro, pela Rádio do Exército de Israel. Eles somam-se à declaração anterior do ministro da Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, de que se os estado-unidenses se vissem obrigados a atacar o Irã, o ataque certamente seria bem-sucedido.

Um problema para o qual Israel não se preparou

A situação merece consideração profunda diante dos
prós e dos contras.
Uma guerra interna está em ritmo cada vez mais acelerado, em Israel. Ela diz respeito ao crescente número de refugiados africanos que têm cruzado as fronteiras com o Estado Judeu para fugir de conflitos em seus países, da fome e do atraso. São milhares e milhares de homens, mulheres e crianças de países como Sudão e Eritréia, que, sem permissão para trabalhar no país, acabam vagando pelas ruas. Certos lugares já viraram centros de refugiados legais ou ilegais, como o Sul de Tel-Aviv, principalmente a área da antiga rodoviária, Eilat e Arad.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Judeus em visita à Tumba de José são atacados por palestinos

Organizações conservadores pediram que a tumba seja
colocada sob domínio israelense.
Enquanto judeus estavam reunidos na Tumba de José, um local considerado sagrado pelos judeus, palestinos lançaram coquetéis molotov contra os soldados israelenses que faziam a proteção dos devotos. Cerca de 1.500 judeus estavam reunidos no lugar. O exército israelense conduziu buscas aos agressores, mas não conseguiu detê-los.

A Tumba de José tem sido um ponto de violência onde jovens palestinos costumam lançar pedras contra os soldados das Forças de Defesa de Israel em inúmeras ocasiões. A entrada na tumba acontece uma vez por mês, em horários antes do amanhacer, em coordenação com as forças de segurança de Israel e da Autoridade Palestina.

Iminência de um possível atentado do Hezbollah na América Latina


A detecção da presença de células operacionais dessa organização terrorista no continente desencadeou um alerta entre os serviços de inteligência da região pela possibilidade de que seja alvo de sua ação nos próximos dias. O analista internacional Horacio Calderón havia adiantado essa possibilidade na segunda-feira via Radio Jai e Angel Schindel, vice-presidente de DAIA, afirmou que "devemos nos preocupar mas não nos alarmar".

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Israel ajudará os palestinos em caso de terremotos

Segundo informações publicadas em Israel en Línea, em caso de terremotos, Israel acolherá igualmente a israelenses e palestinos num centro de distribuição de ajuda da ONU, para que ambos recebam assistência do exterior. A decisão foi tomada após os tremores de 5,5 na escala Richter que sacudiram Israel e Judeia e Samaria (nome bíblico da região denominada Cisjordânia).

Pesquisa aponta que o mundo está mais contra Israel do que antes

Israel ficou empatado com a
ditatorial Coreia do Norte.
Numa ampla pesquisa realizada pela BBC, os resultados assustaram a comunidade israelense: Israel é considerado o terceiro país de pior influência no mundo, sendo superado apenas por Irã e Paquistão. O preocupante é que a visão anti-israelense tem crescido bastante na Europa.

A República Islâmica do Irã ficou em primeiro lugar na pesquisa, contando com a reprovação de 55% dos entrevistados; o Paquistão em segundo, com 51%; e ocupando a terceira posição dos países considerados mais influentes negativamente, Israel e Coreia do Norte, com 50% cada. Foram entrevistadas 24.090 pessoas no mundo inteiro.

Descobrindo os Primórdios do Islã

Em 1880 apareceu a publicação de um livro que se destaca isoladamente como o estudo mais importante já realizado sobre o islamismo. Escrito em alemão pelo jovem judeu húngaro, célebre especialista Ignaz Goldziher, portando o título nada descritivo Muslim Studies (Muhammedanische Studien, "Estudos Muçulmanos"), sustentava que o hadith, o vasto acervo de narrações e ações atribuídas ao profeta islâmico Maomé, carecia de legitimidade histórica. Em vez de fornecer detalhes confiáveis sobre a vida de Maomé, Goldziher demonstrou que o hadith surgiu a partir de debates, dois ou três séculos depois, a respeito da natureza do Islã.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Hamas convoca palestinos para sequestro de soldados israelenses

A ideia de que o sequestro de soldados israelenses
compensa tem sido muito promovida e até bem paga.
Segundo o The Jerusalem Post, Hammad Khan Younis al-Ruqab, porta-voz do Hamas, pediu ontem que os palestinos sequestrassem soldados israelenses para utilizá-los como moeda de troca por palestinos presos em Israel.

EUA condena Irã e Síria por atentado terrorista contra Israel em 2006

Um tribunal norte-americano resolveu condenar o Irã e a Síria a pagarem uma multa de 323 milhões de dólares por terem apoiado os palestinos do movimento Jihad Islâmica num atentado realizado por um terrorista suicida em Tel-Aviv, capital de Israel, no ano de 2006. Um adolescente estado-unidense e outras dez crianças morreram no local.

Anexação de parte da Cisjordânia é rejeitada por Netanyahu

Com a negação do primeiro-ministro, nove dos ministros
rejeitaram o projeto, cinco se abstiveram e um votou a favor.
Após ter contado, inicialmente, com o apoio da maioria de seus membros, o Comitê Ministerial de Legislação de Israel rejeitou um projeto de lei que visava estender a abrangência da lei israelense para os assentamentos da Cisjordânia, pois se trata de um território em disputa. A reprovação da proposta constitucional ocorreu depois da forte oposição do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

Turquia suspeita que pássaro migratório seja espião israelense

De acordo com a agência Aurora, a imprensa turca divulgou informações que apontam que Israel tem utilizado um pássaro para serviços de espionagem. Segundo o jornal Haber Turk, uma investigação foi lançada há vários anos, logo após um agricultor encontrar um pássaro morto da espécie abelharuco-comum (Merops apiaster) com um anel onde havia a inscrição “Israel” em uma de suas patas.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Irã executa suposto integrante do serviço secreto israelense

O iraniano Majid Jamali Fashi no tribunal. Foto: Reuters.
Os meios de comunicação oficiais do Irã divulgaram que o iraniano Majid Jamali Fashi, 24 anos, foi enforcado em Teerã. O jovem, acusado de ser integrante do Mossad (serviço secreto israelense) e de ter recebido 120 mil dólares para cometer o assassinato de um cientista nuclear iraniano em 2010, foi declarado culpado durante um julgamento realizado em agosto do ano passado.

domingo, 13 de maio de 2012

Oposição iraniana declara: "O Irã está desenvolvendo a bomba atômica"

Segundo o MEK, a República Islâmica tem se engajado na
pesquisa e nos testes de ogivas e detonadores.
Um relatório publicado pelo grupo de oposição iraniana Mujahedin-e Khalq (MEK) destaca que Teerã está acelerando seu programa nuclear. O documento, com seus organogramas, descrevem as agências envolvidas no programa iraniano e identifica 60 cientistas realizando investigações vinculadas ao desenvolvimento da bomba atômica em 11 instituições e companhias, que operam clandestinamente sob o controle do Ministério da Defesa.

sábado, 12 de maio de 2012

Hezbollah lança forte ameaça contra Israel

"Chegou a hora em que permaneceremos e vocês serão
os que virão a desaparecer", declarou Nasrallah.
O líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, fez ameaças num discurso dado ontem (11), dizendo que o grupo terrorista reforçou suas capacidades e que agora pode destruir qualquer objetivo específico dentro da "Palestina ocupada".

Nasrallah disse aos seus seguidores através de um link de vídeo que se uma nova guerra se desenrolar, o grupo destruirá alvos em Israel como revide a todos os edifícios destruídos em Beirute, capital do Líbano.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Oportunidades e perigos para a grande coalizão sem precedentes em Israel

Shaul Mofaz, que nos últimos anos atacou Netanyahu de maneiras
hudes a ponto de chamá-lo de mentiroso, agora sorri ao seu lado.
Poucas coisas são tão imprevisíveis como a política israelense. Na manhã de segunda-feira, toda Israel, incluindo jornalistas, especialistas, analistas e políticos, ficaram surpresos ao ouvir que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu havia trazido o Kadima ao governo. Este foi um movimento totalmente inesperado que veio em meio a preparativos para eleições antecipadas negociadas apenas uma semana antes.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Funcionário palestino: "Coalizão israelense deve congelar todos os assentamentos em territórios palestinos"

A coalizão formada pelos partidos Likud e Kadima
tem como pauta a "paz com responsabilidade".
"O novo governo de unidade deverá suspender toda a atividade dos assentamentos nas terras ocupadas se quiser a paz", declarou hoje um funcionário palestino.

"Este é o momento propício para que o governo israelense alcance a paz com o povo palestino ao aceitar imediatamente os requerimentos do processo de paz", disse o porta-voz do presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas, Nabil Abu Rudeineh.

Israel: eleições antecipadas são canceladas e Kadima entra para o governo de Netanyahu

"Trata-se de um acordo sem precedentes que permitirá o ajuste
de injustiças e a divisão igualitária do fardo", disse Mofaz.
Uma manobra política dramática evitou a convocação antecipada de eleições gerais em Israel. Minutos antes da aprovação final pelo Parlamento, o Knesset, da lei que convocaria um novo pleito para 4 de setembro, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, do partido direitista Likud, anunciou o fechamento de um acordo com o partido de centro Kadima, agora liderado pelo ex-chefe das Forças Armadas Shaul Mofaz, para a formação de um governo de União Nacional, com a inclusão do Kadima na atual coalizão de governo. A entrada do partido, com a maior bancada no Knesset (28 das 120 cadeiras), fará com que os governistas do Likud (27 cadeiras) liderem uma ampla coalizão com oito legendas e 94 parlamentares.

sábado, 5 de maio de 2012

Cessar-Fogo e seu primeiro ano por uma cultura de paz

Hoje, dia 05 de maio, o Projeto Cessar-Fogo celebra seu primeiro aniversário. Nesse período, pudemos contar com mais de 27 mil acessos, postamos mais de 500 notícias, artigos e muita informação, e estabelecemos grandes parcerias, amizades essenciais para quem trilha essa jornada árdua pela paz no Oriente Médio.

Foram postagens que, dentre vários assuntos, abordaram:

1) O conflito árabe-israelense, tocando em pontos como: a legitimidade do Estado judeu; as tentativas de concretização de um Estado palestino na ONU; a disputa por Jerusalém; os assentamentos israelenses na Cisjordânia; os movimentos de defesa da causa palestina - Fatah, Hamas e OLP; e outros mais;

2) A intempérie dos direitos humanos na região: a perseguição religiosa; a censura à mídia e a negação da liberdade de expressão; as condenações à morte no Irã e na Faixa de Gaza (sob controle do grupo terrorista Hamas); 

3) A atuação norte-americana no Afeganistão, no Iraque, em relação ao Irã, e em outros conflitos do Oriente Médio;

4) Os problemas existentes em países cuja autoridade é ditatorial, como na Síria (Bashar al-Assad), e a transição política naqueles que tiveram seus líderes destituídos, como no Egito (Mubarak) e na Líbia (Kadafi);

5) A atuação de milícias extremistas nos conflitos existentes: Hamas (Faixa de Gaza), Jihad Islâmica, Hezbollah (Líbano), Talibãs (Afeganistão); e outros mais.

Definição

Em meio a inúmeras definições atribuídas à expressão cessar-fogo, gostaria de ressaltar o verdadeiro sentido utilizado pelo projeto.

Desde o início das postagens, a promoção da paz foi nosso objetivo principal. Isso não nos isentou do compromisso de apresentar oposição quando necessário. A busca pela paz não significa uma inexistência de adversários, conflitos ou obstáculos. Além de ser uma falácia, beira à utopia até mesmo durante a consolidação e a permanência de um ambiente pacífico.

De um modo geral, o sentido ideal de cessar-fogo está no desenvolvimento de uma cultura de paz que visa o fim da utilização de guerras como meio de oprimir o próximo ou até mesmo de tentar superar seus desgostos e diferenças; que promove a coexistência cooperativa entre os povos.

¿Informar X Informar?

Muitos se opõem à iniciativa, argumentando que, ao informarmos o que realmente tem acontecido no Oriente Médio, não promovemos a dissolução dos conflitos, mas sim a sua proliferação.

E é aí que entra uma diferença entre informar x informar. Ou o Projeto Cessar-Fogo prioriza a publicação de informação superficial, onde as reais problemáticas não são tratadas com todo o cuidado que merecem e há um incentivo indireto para a perpetuação do ódio e das diferenças por meio da desinformação; ou prioriza a publicação de um conteúdo rico em sustentação contextual, que dá atenção ao que cada uma das partes dos conflitos têm a dizer, que incentiva a reflexão e a crítica quanto às realidades apresentadas - tendo sempre em vista o ideal: a implementação de uma cultura de paz.

Como disse o senador norte-americano Iram H. Johnson, "quando começa uma guerra, a primeira vítima é a verdade". Mas, afinal de contas, não se trata de simplesmente classificarmos bons x maus, corretos x incorretos, pois a própria atitude dos coadjuvantes, considerando o contexto em que vivem, fala muito por si só. Cumpre a nós publicarmos o que for necessário para esclarecer pontos cruciais dos conflitos existentes no Oriente Médio.

Leitor, este é o primeiro ano de projeto. Gostaria de agradecer a você por cada comentário realizado, cada mensagem de incentivo, cada crítica construtiva. A sua participação é essencial para o desenvolvimento dessa "cultura de paz" que o projeto tanto almeja.

Com gratidão,
Jônatha Bittencourt - o Editor.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Um jornalista é morto a cada 5 dias no mundo, diz ONG

Segundo Repórteres Sem Fronteiras 21 profissionais e 6 blogueiros foram assassinados neste ano.
Roméo Langlois, jornalista francês,
foi sequestrado pelas Farc
no último sábado, 28.
(Reprodução/Efe)

TÚNIS - A ONG Repórteres sem Fronteiras (RSF) informou nesta quinta-feira, 3, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, que um jornalista foi assassinado a cada cinco dias no mundo, desde janeiro. "Desde o início do ano, 21 jornalistas e 6 blogueiros perderam a vida, sobretudo em zonas de conflito, como Síria e Somália", disse a ONG, em nota divulgada na Tunísia, local escolhido pela Unesco para celebrar a data por ter sido onde começou a Primavera Árabe.

No comunicado oficial, a RSF criticou os líderes que, de acordo com a organização, atuaram como "predadores da imprensa" e qualificou o presidente sírio, Bashar Assad, e as milícias somalis como "verdadeiros açougueiros". A ONG listou também 41 organizações e líderes "hostis à liberdade de imprensa".

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Ativistas cegos

Khaled Abu Toameh é jornalista, palestrante e cineasta árabe israelense escrevendo para diversos jornais importantes em língua inglesa. Nesta semana, publicou um artigo contra os ativistas europeus que apoiam os palestinos, detonando: "ao invés de apoiar de fato as instituições palestinas, vocês apenas atacam Israel e não promovem mudança alguma." A posição de Toameh deixa bem mais claro o que significa dizer que ser anti-Israel é ser antissemita. Todos estes manifestantes poderiam ser a favor realmente dos palestinos reforçando suas instituições e empresas, pressionando os países árabes ricos a ajudar mais. Só que os europeus manifestantes não tem isso em sua agenda. Oriundos de uma esquerda caduca que vê "opressores" em quem é apoiado pelos EUA e adjetiva como "oprimidos", quem não é.

Palestinos participam de intercâmbio entre escolas cristãs

Diferenças superadas por um estreitamento de vínculos.
No final de março e início de abril, um grupo de 20 alunos palestinos da Escola Batista de Nazaré (BSN - sigla em inglês) visitou o colégio evangélico Alfa & Ômega, localizado em Denia, um município espanhol. Os alunos da BSN são palestinos cristãos que vivem no Estado de Israel, em Nazaré.

Essas viagens fazem parte de um intercâmbio cultural onde os jovens podem comprovar que as diferenças idiomáticas, étnicas ou de denominações religiosas podem ser superadas por meio de uma relação pessoal.

Site dos “Jogos Olímpicos Londres 2012” retrata Israel como um país sem capital

Tão grave quanto também foi o fato de qualificar Jerusalém como a capital da "Palestina". Depois de ser alertado pelo grupo de defesa online "My Israel", o site passou a divulgar Jerusalém como a capital de Israel... também. Na semana passada, o Comitê Olímpico Internacional rejeitou solicitações para que, durante os “Jogos Olímpicos de Londres”, que serão realizados este ano, fosse feita uma homenagem oficial aos atletas israelenses que foram assassinados por terroristas árabes nas Olimpíadas de Munique, em 1972.

Daniel Benjamin Barenbein / ALEF