Páginas

sábado, 31 de março de 2012

Governo sírio clama vitória, mas os combates prosseguem

As tropas sírias bombardeiam sem descanso,
deixando dezenas de vítimas diárias.
O regime sírio afirmou que ganhou definitivamente a batalha contra a oposição e os rebeldes, mas suas tropas seguiam bombardeando neste sábado várias cidades e travando violentos combates perto de Damasco e no sul do país.

O anúncio de Damasco ocorre um dia antes da reunião dos "Amigos da Síria" em Istambul, onde os representantes de mais de 70 países devem "aumentar a pressão" sobre o regime do presidente sírio Bashar al-Assad, que reprime de forma sangrenta os protestos há mais de um ano.

Grupo pró-israelense pede o reinício do processo de paz com a Palestina

A conferência foi marcada por polêmicas.
Na terceira conferência anual da organização norte-americana J Street, grupo de pressão “pró-Israel e pacifista”, o conflito entre israelenses e palestinos ofuscou a tensão com o Irã. A J Street é considerada o contrapeso em Washington do direitista Comitê Norte-Americano de Assuntos Públicos de Israel (Aipac), que defende as políticas do Estado judeu.

Primavera Árabe com gosto amargo

"São necessários salários justos e sistemas
de educação e saúde adequados."
A transformação social e política que se vive no Oriente Médio e no Norte da África traz consigo desafios econômicos como o enorme desemprego, o retorno dos emigrados e a redução de renda no setor do turismo.

Como o mal-estar econômico foi o disparador das revoltas populares no mundo árabe, o crescimento da economia é fundamental para sustentar os frutos das revoluções.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Israel rompe relações com o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Avigdor Lieberman anuncia o rompimento.
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, ordenou anteontem (27) o fim das relações com o Conselho de Direitos Humanos (CDH) da ONU, depois que este aprovou a criação de uma comissão para investigar o impacto dos assentamentos judaicos em território disputado com os palestinos.

"O ministro Lieberman decidiu que não vamos seguir colaborando com o CDH, principalmente porque é um órgão que não tem nenhuma credibilidade e por isso não queremos ter nada a ver com eles", explicou Paul Hirschson, um porta-voz do Ministério.

O horror não termina na prisão

Segundo estimativas, Israel detém 700 menores
por ano. 
“Estava desesperado. Não falava com ninguém. Não queria sair de casa. Estava muito nervoso e me irritava com qualquer coisa”, contou o palestino Hamza, de 17 anos, que não passa um dia sem recordar seus sofrimentos na prisão militar israelense de Ofer.

No ano passado, Hamza foi detido no meio da noite, acusado de ter jogado pedras contra colonos israelenses perto de sua escola na Cisjordânia.

Bashar al Assad: Síria aceitou o plano de Kofi Annan e quer que tenha êxito

O presidente sírio, Bashar al Assad, afirmou nesta quinta-feira que seu país aceitou o plano de saída da crise proposta pelo emissário Kofi Annan, em uma mensagem dirigida à cúpula de países emergentes dos Brics, realizada em Nova Délhi, e divulgada pela agência oficial Sana.

"A Síria informou a Annan que aceitou o plano apresentado, apesar de fazer observações sobre o conteúdo", indicou Assad, sem dar mais detalhes.

"Dentro de sua estratégia destinada a pôr fim à crise, a Síria aceitou a missão de Kofi Annan, emissário especial da ONU, e assegura que não deixará de esforçar-se para que a missão tenha êxito", acrescentou.

Fonte: ANP/AFP

O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação. 

Liga Árabe discute como pressionar Síria a cumprir plano de paz

Líderes árabes reunidos na cúpula da Liga Árabe.
Confrontos entre forças de segurança sírias e rebeldes mataram pelo menos 15 pessoas nesta quinta-feira, enquanto líderes árabes participavam de uma cúpula em Bagdá a fim de pressionar o governo sírio a implementar rapidamente o plano de paz que o presidente Bashar al-Assad disse aceitar.

terça-feira, 27 de março de 2012

Não-judeus sentem o crescimento da perseguição religiosa em Israel

"Orai pelos padres de Jerusalém"
No último mês, algumas igrejas foram pichadas com as frases: “Jesus está morto” e “Morte ao cristianismo”. Muitos padres estão sendo perseguidos e insultados diariamente quando caminham pelas ruas de Jerusalém.

Atualmente há cerca de 146 mil cristãos vivendo em Israel. Mais de 90% deles não são cidadãos israelenses. Cerca de 10 mil são judeus messiânicos. A opressão realizada em Israel contra os cristãos vem principalmente dos judeus ultraortodoxos. Eles compõem uma minoria no país, mas exercem grande influência.

Se você ler alguns jornais de Israel de fevereiro, encontrará facilmente reportagens que mostram o aumento da opressão. Padres e pastores têm problemas, pois são alvos de cuspes quando estão nas ruas com suas roupas de ofício. Quando os judeus ultraortodoxos encontram os cristãos eles os insultam, cospem neles e os amaldiçoam.

domingo, 25 de março de 2012

Novos milionários da Faixa de Gaza

Em 2010 Gaza abrigou um parque águatico
cujo investimento superou 20 milhões de doláres.
Um novo estudo mostra que nos últimos cinco anos uma nova classe de novo milionários emergiu em Gaza, noticia a YnetNews. O bloqueio a Gaza permitiu que muitos se capitalizassem com o contrabando de bens pelos túneis de Rafah – há uma nova classe de 600 novos “milionários dos túneis”. A mídia árabe recentemente propagandeou a história de jovem Abu Ibrahim, 27 anos, que transformou sua casa em ruínas em um túnel e em menos de cinco anos se tornou milionário. O preço de bens contrabandeados, disse Ibrahim, foram “às alturas” nos últimos cinco anos, permitindo que ele ganhe até U$ 100,000 por dia. Seus trabalhadores recebem U$ 100 por dia. Muitos dos novos magnatas financeiros investem seu dinheiro em projetos imobiliários grandiosos, tais como luxuosos shoppings e hotéis, longe do alcance da maioria dos residentes em Gaza. Isto resulta numa alta nos preços imobiliários que piora ainda mais a estagnação econômica. Muitos dos novos milionários estão ligados à liderança do Hamas, e estão envolvidos em esquemas de lavagem de dinheiro, investindo a maioria disso fora de Gaza. Os habitantes de Gaza estão furiosos com a nova elite que usa o capital deles para mais ainda monopolizar o mercado para benefício próprio ao invés de investir no mercado local e criar novos empregos.

Fonte: Word of Life Israel

O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Jihad seduz "ultraminoria" nos bairros carentes das grandes cidades

"Querem devolver a eles sua identidade, sua pureza,
dizendo que é necessário ser radicalmente religioso."
Os jovens franceses de confissão muçulmana dos subúrbios pobres das grandes cidades seduzidos pela Jihad (guerra santa) - como Mohamed Merah, que matou sete pessoas e se proclamava "mujahedine" (guerreiro de Deus) ligado à Al Qaeda -, são ultraminoritários, mas este fenômeno preocupa os especialistas.

Oriundo do bairro carente de Izards, Mohamed Merah, um francês de 23 anos de origem argelina, passou da deliquência ao islamismo radical depois de unir-se a um grupo de ideologia salafista e viajar para Afeganistão e Paquistão.

Sarkozy anuncia medidas penais contra extremismo

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira que deseja instituir medidas penais para reprimir a apologia ao terrorismo ou o apelo ao ódio e à violência na internet, em viagens ou nas prisões.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Netanyahu: propaganda anti-Israel foi a causa do ataque de Toulouse

Premiê palestino: "Devem Parar de reivindicar
seus atos terroristas em nome da Palestina."
O francês de origem argelina, Mohamed Merah, de 24 anos, acusado de matar quatro pessoas em uma escola judaica em Toulouse, afirmou que deve se entregar ainda hoje (dia 21 de março) à Polícia francesa. Ele estava sendo investigado há vários anos pelos serviços secretos do país e, de acordo com o presidente Nicolas Sarkozy, pretendia executar novo ataque hoje. As autoridades acreditam que o criminoso tenha ligação com a rede Al Qaeda e com os fundamentalistas “salafistas”. O jovem não demonstra nenhum arrependimento, a não ser por não ter feito mais vítimas, e se vangloria de ter "colocado a França de joelhos". Ele justificou o atentado alegando que queria "vingar crianças palestinas".

Suspeito do ataque de Toulouse teria passado os últimos anos no Afeganistão e Paquistão

O alegado autor do ataque a uma escola judaica em Toulouse diz que se entregará nas próximas horas. O homem está cercado pela polícia desde as duas da manhã. Sabe-se agora que é um dos prisioneiros da Al Qaeda que fugiram de uma cadeia no Afeganistão, durante um motim em 2008.


O Cessar-Fogo está aberto para a opinião de seus leitores. Caso tenha outro posicionamento relacionado à questão abordada acima, envie seu artigo ou indicação de matéria para editor@cessarfogo.com . Após a avaliação e aprovação do material enviado, ele será encaminhado para publicação. 

Em Israel, paz e amor ao Irã

"Iranianos, nós amamos vocês."
Finalmente uma notícia refrescante no meio da fogueira de ameaças e profecias apocalípticas que cercam as relações entre os arquiinimigos Israel e Irã.

Cansados de ouvir os dois governos batendo tambores de guerra, um casal israelense lançou uma campanha para estender a mão aos iranianos, sem intermediários. Ou melhor, por meio do intermediário universal, o Facebook.

Ronny Edry e Michal Tamir, artistas gráficos de Tel Aviv, publicaram na rede social fotos suas com os filhos e os dizeres: “Iranianos, nós nunca bombardearemos seu país. Nós amamos vocês”.

Junto com as imagens, a mensagem: “Ao povo iraniano, a todos os pais, mães, crianças, irmãos e irmãs, para que haja uma guerra entre nós, primeiro precisamos ter medo e odiar. Não tenho medo de vocês, não odeio vocês. Sequer conheço vocês. Nenhum iraniano jamais me fez mal algum”.

terça-feira, 20 de março de 2012

Sarkozy: Uma mesma pessoa com motivação "antissemita" cometeu os assassinatos

O presidente Nicolas Sarkozy confirmou nesta segunda-feira à noite que uma única "e mesma pessoa" cometeu os assassinatos de quatro pessoas em um centro de ensino judaico e de militares em duas cidades do sudoeste da França, e anunciou a elevação ao máximo do nível de alerta terrorista nesta região.

Israel mantém os tratados de cooperação com a Autoridade Palestina

Cerca de 200 mil palestinos da Cisjordânia receberam
tratamentos médicos em Israel no ano passado.
O Ministério do Exterior de Israel publicou recentemente um documento sobre a coordenação médica, econômica e de segurança entre Israel e a Palestina, que será apresentado quarta-feira na "Conferência de Doadores Palestinos" em Bruxelas.

O documento, entitulado "Medidas adotadas por Israel em apoio ao desenvolvimento da estrutura socioeconômica palestina", informou que no ano de 2011, cerca de 200 mil pacientes palestinos da Cisjordânia e seus acompanhantes foram admitidos para receber tratamento médico em Israel, o que representa um aumento de 13% quanto ao ano anterior.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Agora, os mortos da vez em Bagdad são gays e lésbicas

Ser homossexual ou emo pode promover o
"castigo de Deus" pelas mãos de islâmicos.
Cadáveres com a cabeça esmagada aparecem nas ruas da capital do Iraque como restos de um naufrágio abandonados na praia. Para os homossexuais e os seguidores da moda emo, desafiar os rígidos cânones que marcam a ortodoxia xiita dominante custa a própria vida.

"Obrigaram-no a morder a ponta de uma cadeira antes de estourarem a sua cabeça com um bloco de cimento. Ele se chamava Saif Asmar e era meu amigo. Amanhã isso pode acontecer comigo."

sábado, 17 de março de 2012

Podcast Cessar-Fogo - 18ª Edição

O Podcast Cessar-Fogo tem sido transmitido pela Rádio Comunidade de São Cristóvão FM 106.3 (Sergipe) e pela Vertical WebRadio, como parte do programa "O Jeito do Mestre".

Nesta edição será abordado o tema Fundamentalismo, que abrange pessoas de todas as causas, que une pessoas por um ideal mas afasta outras por meio da aversão e da ignorância, voluntária ou não, quanto ao sofrimento de seu adversário - e, por que não, do seu "próximo".


sexta-feira, 16 de março de 2012

Os fatos estão aí - para todos interpretarem

A morte de quatro civis nos ataques israelenses em Gaza nos últimos dias é trágica e vai sem dúvida ser investigada pelas autoridades israelenses. A sociedade israelense não assume levianamente a morte de inocentes, sejam eles árabes palestinos ou israelenses. O fato de 22 das 26 causalidades serem terroristas é, porém, notável, ainda mais numa área que é tão povoada. Isto revela, para longe de qualquer dúvida, que Israel está indo a extremos para evitar causalidades civis. O número baixo de causalidades no lado israelense também é um testemunho do investimento de Israel em salvar vidas humanas.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Vida improvisada: o dia a dia dos refugiados sírios nos acampamentos turcos

Enviado especial Lourival Sant'Anna mostra como vivem os 13.720 refugiados que se estabeleceram nos sete acampamentos erguidos pelo governo da Turquia na fronteira com a Síria.


Fonte: Estadão

quarta-feira, 14 de março de 2012

A Europa e os muçulmanos: tensão em um continente tolerante

Os atentados terroristas nos Estados Unidos e na Europa
dificultaram ainda mais a integração dos muçulmanos.
Aarhus é uma cidade pacata. Quem caminha pelo centro histórico num dia de semana, a julgar pela tranquilidade da paisagem urbana, não imagina que possa abrigar uma das mais respeitadas universidades da Europa (de fato, uma das 100 melhores do mundo), além de ter quase 250 mil habitantes. Foi, contudo, um jornal desta cidade dinamarquesa, pacífica e ordeira, que revelou ao mundo uma discussão latente na Europa: em setembro de 2006, ao publicar doze charges retratando o profeta Maomé, uma delas em que ele aparecia com uma bomba amarrada na cabeça em lugar do turbante, o jornal local Jutland Post gerou protestos que ultrapassaram todas as fronteiras. Muçulmanos em diferentes partes do mundo indignaram-se contra os desenhos: retratar o profeta é ofensa grave para os religiosos. Já na cultura dinamarquesa e europeia, a liberdade de expressão e a tolerância tem clara preferência.

terça-feira, 13 de março de 2012

Impunidade Perpétua na Cisjordânia

Muitos assentamentos ilegais florescem e se multiplicam
com apoio do governo e a supervisão do exército.
Segundo uma velha expressão que define o caráter judaico, não há provas sérias que afirmem que os judeus assassinaram Cristo, mas com certeza o martirizaram e o acusaram progressivamente ao longo do tempo. Em nossos dias, a tão vangloriada justiça judaica de Israel dá a impressão de que está empenhada em transformar esse provérbio num preceito básico de doutrina e jurisprudência das suas decisões em casos relacionados com os direitos dos palestinos na Cisjordânia.

Empresas militares paraestatais: licença para matar

A invasão e a ocupação em nome do terrorismo
demonstram a corrupção de democracias avançadas.
A responsabilidade por assassinatos indiscriminados e torturas encomendadas de empresas militares "privadas" recai sobre o governo, o subcontratante. Assim sustentaram os advogados de defesa da empresa militar Academi, antes Blackwater, diante do tribunal estadunidense que resolvia o caso. Estava sendo atribuída à empresa o assassinato de 17 pessoas inocentes em 2007. Entre os mortos do massacre da Praça Nisur, em Bagdad, havia mulheres e crianças, o que fomentou um debate já aberto devido a outras violações graves de direitos humanos cometidas pelos contratados de empresas militares.

Gaza nas Estrelas – Parte 3

Antes do réveillon de 2008 para 2009, fui enviado para Israel com a tarefa de cobrir conflito envolvendo os israelenses e o grupo palestino Hamas. Um dos lados reclamava do lançamento de foguetes. O outro, de assassinato de seus militantes.

Acordo de cessar-fogo entre palestinos e Israel em Gaza

Israel e os movimentos palestinos na Faixa de Gaza acertaram um cessar-fogo "completo e recíproco" após quatro dias de violência, disse à AFP um responsável da Inteligência egípcia na madrugada desta terça-feira.

"Um acordo completo e recíproco para acabar com as hostilidades atuais entre as duas partes, incluindo a suspensão dos assassinatos, entrou em vigor na madrugada desta terça-feira", revelou o responsável, envolvido na mediação egípcia para acabar com a violência na Faixa de Gaza.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Não ao Hezbollah judaico

Diante do aparecimento de um corpo maligno no organismo, os médicos recomendam a sua extração. O paciente, assustado, recorrerá a algum curandeiro que prometa uma cura total. Alguns se sentirão melhor graças ao efeito placebo; no entanto, a fisiologia prontamente se encarregará de derrotar a psicologia. A medicina do xamã torna-se pior do que a enfermidade.

A sociedade israelense está enferma. A enfermidade é o fundamentalismo judaico. Serviço militar para os ultraortodoxos que se negam a alistar no Exército é a medicina oferecida pelo curandeiro. No entanto, não haveria serviço militar em grande escala, e em caso de, apesar de tudo, conseguir estabelecê-lo, seria corrupto e terrivelmente custoso devido aos políticos débeis.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Forças de Defesa de Israel se preparam para incursão em Gaza

A incursão em Gaza visa a derrubada do governo
exercido pelo Hamas.
Nesta semana, a imprensa israelense noticiou que as Forças de Defesa de Israel (FDI) estão se preparando para outra incursão em larga escala na Faixa de Gaza, para deter o lançamento de foguetes terroristas e conter a ameaça representada por grupos como Hamas e Jihad Islâmica. O Jerusalem Post publicou no mês passado que o Chefe do Estado Maior das FDI havia ordenado ao Comando do Sul que iniciasse o planejamento para a incursão na Faixa de Gaza. Tanto o governo de Israel quanto o seu exército eram severamente criticados, no passado, porque se afirmava que ambos ficavam inertes até que os terroristas da Faixa de Gaza matassem ou ferissem vários israelenses, quando, então, somente mais tarde, iniciavam a retaliação. Trinta foguetes e mísseis de médio-alcance foram lançados de Gaza contra o sul de Israel nos primeiros dois meses de 2012. Em 2011, houve 680 ataques de foguetes e de morteiros, incluindo 80 lançamentos de mísseis tipo Grad de médio alcance. As mortes foram poucas, mas os constantes ataques deixaram a região sul de Israel sitiada.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Wikileaks denuncia troca de códigos entre Israel e Rússia

Israel teria códigos do sistema de defesa antimísseis
Tor-M1, vendido pela Rússia ao Irã.
O site Wikileaks publicou uma troca de e-mails entre os empregados da Stratfor, a companhia de inteligência global com sede nos Estados Unidos, os quais revelam que Israel e Rússia chegaram a um acordo para trocar códigos de acesso de seus equipamentos de defesa e vigilância.

Segundo o documento adquirido, Israel cedeu à Rússia "códigos de links de dados" de veículos aéreos não tripulados que o Estado judeu vendeu à Geórgia.

Cristofobia?

De uma ponta a outra do mundo muçulmano,
cristãos estão sendo assassinados por sua
fé, afirmou Ayann Hirsi Ali.
Dia 16 de feveiro estava no aeroporto internacional Ben-Gurion voltando do Oriente Médio (numa viagem que visitei entre outros países o Egito) para o Brasil quando vi a capa da revista Newsweek com o título "A guerra contra os cristãos". Ia comprar a revista, mas pensei que conseguiria um preço mais em conta em minha conexão em Londres, todavia não haviam mais dessa revista lá, porque era uma edição da primeira semana de fevereiro.

Quando abri a revista me surpreendi com a palavra Cristofobia, que nunca tinha visto ser utilizada em nenhum lugar anteriormente. De volta ao Brasil procurei o artigo e descobri que foi Ayaan Hirsi Ali quem escreveu, encontrei alguns trechos já traduzidos para o português que seguem: