Páginas

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Sírios votam em referendo sobre nova Constituição

Os sírios começaram a votar no referendo sobre a nova Constituição, que abre o país ao pluripartidarismo após cinco décadas de ditadura do partido Baath do presidente Bashar al-Assad.

Mais de 14 milhões de eleitores estão convocados a votar nesse plebiscito, boicotado pela oposição.

A opositora Comissão Geral da Revolução Síria denunciou que a violência continua no bairro de Bab Amro e em outros distritos no reduto de Homs, centro do país, onde as forças governamentais prosseguem seus bombardeios.

A redação de uma nova Constituição era uma das principais demandas no início do levante popular contra o regime em março passado, mas a sangrenta repressão levou os opositores a exigir a renúncia do presidente.

O projeto da Constituição, elaborado por uma comissão designada por Al-Assad, acaba com o monopólio do partido governante Baath, que dirige a Síria desde 1963; abre as portas para o pluripartidarismo; e põe limites ao mandato do presidente, de sete anos e renovável apenas uma vez.

Segundo o texto, a Síria é um "Estado democrático e civil" no qual são respeitadas "todas as religiões", mas o Islã é a confissão de fé do presidente e a fonte principal da legislação é a jurisprudência muçulmana.

Fonte: EFE / Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.