Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Israel não avisará os Estados Unidos antes de atacar o Irã

Washington: um ataque de Israel só atrasará
temporariamente o programa nuclear iraniano.
Oficiais do alto escalão israelense disseram que não avisarão os Estados Unidos se decidirem lançar um ataque preventivo contra as instalações nucleares do Irã, aponta uma fonte da inteligência estadunidense familiarizada com as discussões de alto nível, citada pelo jornal Yediot Aharonot.

Essa mensagem foi transmitida no ápice de uma série de conversas privadas entre altos funcionários, e refletem o tom de tensão dos encontros que se estão para ser realizados nos próximos dias na Casa Branca e no Capitólio.

Os oficiais israelenses sustentam que se decidirem eventualmente que um ataque é necessário, o ocultarão dos norte-americanos para evitar que o Estados Unidos seja responsabilizado por não ter conseguido deter o potencial de ataque israelense. Washington está tratando, há meses, de persuadir os israelenses de que um ataque contra a República Islâmica só conseguirá atrasar temporariamente seu programa nuclear.

O jornal destaca que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e o minstro da Defesa, Ehud Barak, comunicaram essa mensagem a uma série de oficiais estadunidenses de alto nível que visitaram o país recentemente, incluindo o chefe do Estado Maior, o acessor de segurança nacional da Casa Branca, o diretor nacional de inteligência e legisladores, que trataram de reduzir as diferenças entre Jerusalém e Washington quanto à estratégia para enfrentar as ambições nucleares do Irã.

Informações: Aurora
Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.