Páginas

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Libertação de Gilad Shalit pode colocar israelenses em condição de perigo

"Não há dia em que não nos ocupemos desse tema"
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu que as exigências do Hamas para a libertação do soldado Gilad Shalit poderiam colocar os israelenses em situação de risco. Netanyahu fez essas declarações às vésperas do quinto aniversário do sequestro do soldado israelense.

Numa entrevista, o primeiro-ministro respondeu à pergunta de um cidadão israelense que se apresentou como Shalom de Ashdod, e que lhe perguntou: "Por que Shalit não foi liberto?"

"Estamos negociando com um inimigo cruel que manteve Gilad sequestrado durante cinco anos e que, até agora, não permitiu sequer a visita da Cruz Vermelha", afirmou o premier israelense.

Ele também disse que os palestinos "estão exigindo condições que colocam centenas de israelenses em situação de perigo". "Quero voltar a ver Gilad, estou disposto a negociar sua libertação através dos mais diversos meios, mas também tenho que me preocupar com a sua segurança, a de seus filhos e a dos cidadãos de Israel", acrescentou o primeiro-ministro. 

De acordo com o que Netanyahu comentou, o governo israelense "está fazendo muitas coisas que não podem ser reveladas".

"Espero que em breve sejamos capazes de ver Gilad conosco novamente. Não há dia em que não nos ocupemos desse tema. Espero que ao final tenhamos êxito, será um grande dia para o Estado de Israel, um grande dia para Gilad e sua família", expressou.

No próximo sábado (25), serão completados cinco anos do sequestro de Gilad enquanto patrulhava a fronteira com Gaza, perto de Kerem Shalom. Desde então, tem sido mantido em cativeiro pelo Hamas, que está exigindo a libertação de 1000 prisioneiros, incluindo aqueles envolvidos em ataques terroristas, das prisões israelenses em troca da liberdade de Gilad.

A família e os amigos do soldado israelense se reunirão no sábado, ao meio-dia, próximos à fonteira de Kerem Shalom para exigir sua libertação.

De outra forma, os defensores de Gilad montarão um grupo num estúdio em Herzliya. A cada hora, uma celebridade diferente ou personagem conhecido ingressará no estúdio e será transmitido ao vivo pelo Facebook. Hoje (23), o irmão mais velho de Gilad, Yoel, se formará no instituto Technion em Haifa.

Uma fonte egípcia negou qualquer avanço na troca de prisioneiros - incluindo Gilad Shalit - entre o Hamas e Israel, publicou The Jerusalem Post em seu site.


Tradução: Jônatha Bittencourt

0 comentário(s):

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.