Páginas

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Israel x Hamas: Por essas e outras razões...

"Israel mantém sua postura de
inflexibilidade diante do Hamas..."
Ouvimos as mais diversas opiniões sobre o conflito árabe-israelense, neste caso em específico, sobre  Israel e Hamas. Quando falamos a respeito da relação nada amistosa entre os dois, passamos adiante uma carga de informações recebidas, na maioria das vezes,  unicamente pelos meios de comunicação.

Diante de uma mídia que preza pelo polêmico, pelo complexo, receber o conteúdo sem filtrá-lo é como sair pelas ruas comprando brigas com pessoas desconhecidas.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Por um Gilad Shalit Vivo e Livre

Gilad Shalit, com 19 anos de idade quando sequestrado.
O sequestro de Gilad Shalit, um jovem soldado israelense, tem sido pauta constante na imprensa internacional. E, de fato, não poderia ser deixado no esquecimento pois se trata de um caso de extrema importância, partindo da premissa básica em que as relações árabe-israelenses estão em foco, até a questão da efetividade. Não bastasse a existência de conflitos acirrados no Oriente Médio, a autoria do crime conta com a relevante participação do Movimento de Resistência Islâmica, o Hamas.

sábado, 25 de junho de 2011

A Mídia que Quebra Bloqueios

"Israel estará flutuando, se afogará num mar de publicidade
negativa ou isso será uma expedição de pesca em águas
tranquilas?"
"Estamos numa batalha e, mais da metade dela, se desenrola no campo dos meios comunicação", disse Ayman al-Zawahiri, o novo líder da Al-Qaeda, em novembro de 2005. Mas o que acontece quando os meios de comunicação tentam definir o campo de batalha físico, tornando-se participantes ativos na história?

Todos devemos estar extremamente preocupados pelo anúncio de que entre os navegantes da iminente flotilha a Gaza há jornalistas dos meios de comunicação, incluindo os do New York Times, e cinegrafistas de CNN e CBS.

Este é um claro exemplo da relação simbiótica entre os meios de comunicação e os agitadores anti-Israel, como os que estão por trás da flotilha. No final das contas, não foi a ação violenta dos passageiros a bordo do Mavi Marmara que causou tantos danos a Israel - foi a tormenta nas relações diplomáticas e públicas por um incidente que ocupou a imprensa internacional durante vários dias depois do evento.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Libertação de Gilad Shalit pode colocar israelenses em condição de perigo

"Não há dia em que não nos ocupemos desse tema"
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, advertiu que as exigências do Hamas para a libertação do soldado Gilad Shalit poderiam colocar os israelenses em situação de risco. Netanyahu fez essas declarações às vésperas do quinto aniversário do sequestro do soldado israelense.

Numa entrevista, o primeiro-ministro respondeu à pergunta de um cidadão israelense que se apresentou como Shalom de Ashdod, e que lhe perguntou: "Por que Shalit não foi liberto?"

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Foguetes voltam a ser lançados de Gaza contra Israel

Um foguete Qassam explodiu, terça-feira (21), numa área aberta no Conselho Regional de Eshkol, em Israel - apenas meia hora após um ataque à mesma área por meio de um projétil de morteiro.

domingo, 19 de junho de 2011

Autoridade Palestina em busca de apoio na Assembleia Geral da ONU

A admissão de um novo membro requer o apoio
de 2/3 dos Estados presentes na Assembleia Geral
O Ministro de Negócios Estrangeiros da Autoridade Palestina, Riyad al-Malki, declarou que o objetivo de seu governo é conseguir, até setembro, o reconhecimento de 140 a 150 países à declaração unilateral do Estado palestino, o que permitiria a presença de um representante de direito pleno na ONU.

Riyad também advertiu a Israel de que os palestinos já fizeram um importante "sacrifício" ao renunciar a "50% da Palestina histórica" que foi concedida pela resolução 181 da ONU e se contentar com "os 22%", adotando os territórios de 1967.

Fatah e Hamas cancelam reunião devido a sérias diferenças

"As diferenças entre os dois movimentos continuam
sendo muito grandes..."
A reunião prevista para a próxima terça-feira (21), em Cairo (Egito), entre os líderes das facções palestinas Fatah e Hamas foi adiada devido a diferenças irreconciliáveis entre as partes.

Essas foram as informações fornecidas por um destacado membro do Comitê Central do Fatah, Azam al-Ahmad, em Ramala, que certificou que "os dois movimentos decidiram marcar uma nova data para o encontro".

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Israel se prepara para deter integrantes da flotilha a Gaza

"Os próximos barcos poderão transportar armas para os
grupos terroristas [...], assim como tentaram no passado."
O Serviço de Prisões Israelense (SPI) se prepara para receber mais de mil ativistas que anunciaram a sua participação na próxima Flotilha da Liberdade, que estará rumo a Gaza no final deste mês.

Seu porta-voz, Sivan Waizman, disse que a instituição "está mantendo contato e fazendo os preparativos junto ao Exército" para administrar a possível detenção de centenas de pessoas em alto mar, mas destacou que "nenhuma preparação física" nas prisões está sendo realizada.

domingo, 12 de junho de 2011

Israel x Síria: fatos reais ou ferramentas de propaganda?

Mais uma vez, uma avalanche de notícias apresentam Israel como agressor responsável pela morte de dezenas de civis desarmados.

Isso se trata, realmente, de um protesto pacífico ou uma nova tentativa da engenharia síria para violar a fronteira de Israel? Em que situação a mídia acertou? Onde falhou?

sexta-feira, 10 de junho de 2011

"NAKSA" - Outro truque de RP para atacar Israel

"...para provocar uma situação que coloca os soldados
armados contra civis - uma poderosa imagem de TV."
O último domingo, 5 de junho, marcou o início da Guerra dos Seis Dias em 1967, e, em conexão com isto, os árabes palestinos comemoraram o que eles chamam de “o Naksa”, significando “o revés”. Durante esta guerra, quando Israel foi atacado por cinco nações árabes, Israel conquistou as Colinas de Golã, Judéia e Samaria, incluindo Jerusalém Oriental, Sinai e Gaza. 

Como parte de uma nova tática, também usada em 15 de maio, os árabes palestinos convocaram grandes manifestações nas fronteiras de Israel, a partir das nações vizinhas, simbolizando aquilo que eles chamam de retorno dos refugiados. Convocações também foram feitas para os árabes israelenses e também aos árabes na Judéia e Samaria para marchar em Jerusalém.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Atividades nucleares do Irã podem ter fins militares, afirma AIEA

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, revelou hoje, segunda-feira (6), que a organização recebeu informações adicionais sobre as atividades que "parecem destacar a existência" de possíveis dimensões militares do programa nuclear do Irã.

"Há indícios de que algumas dessas atividades puderam ser continuadas há pouco tempo", acrescentou num discurso à junta de governo da agência, composta por 35 países.

sábado, 4 de junho de 2011

Palestinos cancelam protesto na fronteira do Líbano com Israel

A manifestação palestina planejada para o próximo domingo no Líbano junto à fronteira com Israel, em memória à "Naksa" - derrota árabe na guerra de 1967 -, foi cancelada, informaram fontes militares.

As fontes comentaram que os palestinos prestaram informações ao Exército libanês sobre essa decisão e que optaram por se manifestar no interior dos campos de refugiados do "país do cedro".

As Forças Armadas do Líbano tomaram medidas rigorosas de segurança e declararam "zona militar" uma área de cinco quilômetros na fronteira com Israel, com o objetivo de prevenir a repetição da tragédia de 15 de maio, quando se comemorou o 63º aniversário de Nakba (catástrofe).